Em ano de eleição, não é possível refletir o Brasil sem considerar o papel do voto e a construção da democracia. Para isso, a programação da 74ª Reunião da SBPC contará com encontros com os presidenciáveis, a serem realizados entre os dias 26 e 27 de julho, além de mesas-redondas, conferências e painéis sobre o universo político.
Para os encontros, a SBPC convidou os três candidatos que lideraram as intenções de voto nas pesquisas de opinião pública até o mês de junho. Também será entregue aos candidatos ao Executivo e Legislativo o documento “Projeto para um Brasil Novo”, com propostas de políticas públicas em diferentes setores para a próxima gestão, elaboradas pela SBPC com especialistas ao longo do primeiro semestre de 2022, em uma série de seminários transmitidos online pelo YouTube da entidade.
A programação terá força na quarta-feira (27/07), com a conferência “Ideias para adiar o fim do Brasil”, com o escritor indígena Ailton Krenak, às 9h. No mesmo dia acontecerá o painel “Parlamento e CT&I”, às 13h, e a mesa-redonda “Mídia, desinformação e eleições”, às 14h. O Brasil de 2022, as eleições e o processo democrático também serão temas de debate a ser realizado na quinta-feira (28/07), às 14h.
Na terça-feira (26/07), a partir das 16h, o tema de debate é a Política de Segurança Pública, e na quarta-feira (27/07), às 16h, a conversa será acerca dos avanços e desafios na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes.
Jornal da Ciência