Reunião Anual da SBPC terá programação especial destinada à inovação

Atividades debaterão caminhos do Brasil para o desenvolvimento de novos produtos, nas políticas estaduais e federais e o papel inovador das universidades brasileiras

74ª RA cartazA 74ª Reunião Anual da SBPC trará em sua uma programação uma série de debates sobre Ciência e Inovação. As atividades especiais começarão na segunda-feira (25/07), com o painel “Os Caminhos da Inovação no Brasil”, coordenado pelo grupo de inovação da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontecerá das 16h às 18h.

Na terça-feira (26/07), três debates vão focar em diferentes caminhos para a expansão da inovação no País. As mesas-redondas “Fronteiras da inovação: desafios para o desenvolvimento de novos produtos” e “Grandes projetos de cooperação internacional da Ciência Brasileira” ocorrerão simultaneamente, a partir das 13h. A programação do dia se encerrará com o debate “Os desafios dos sistemas estaduais de CT&I”, às 16h.

Já na quarta-feira (27/07), as reflexões serão sobre o financiamento da inovação, começando com a mesa-redonda “Desburocratização na aquisição de insumos para a Ciência: um desafio atual para o País”, às 14h. Dois painéis serão apresentados simultaneamente: “Caminhos para transferência de tecnologia e geração de inovação e riqueza no Brasil no século XXI” e “O papel das compras públicas no financiamento da CT&I”, a partir das 16h.

Encerrando a semana, na quinta-feira (28/07), acontecerá a mesa-redonda “Ciência e Tecnologia, Inovação e Soberania”, das 13h às 15h30. E na sexta-feira (29/07), os debates chegam às instituições de ensino, com o tema “O papel da inovação nas universidades brasileiras”, que ocorrerá a partir das 18h.

Reflexões sobre internet e agricultura são destaques

Além das reflexões sobre caminhos para a Inovação no País, a 74ª Reunião Anual também fará recortes temáticos de cenários onde é preciso inovar. Um dos destaques são as reflexões acerca da internet no Brasil, que começarão na terça-feira (26/07), com o painel “Internet no Brasil: desafios para e políticas públicas”, às 16h, e se encerrarão quarta-feira (27/07), às 9h, com a conferência “30 anos de Internet no Brasil”, uma apresentação da diretora da SBPC e professora da Universidade Federal de Campina Grande, Francilene Procópio Garcia.

Outra área importante da inovação que será debatida é a agricultura sustentável. A programação temática começará na segunda-feira (25/07) com a mesa-redonda “Agricultura Sustentável: uma transição necessária”, às 13h. Já na quarta-feira (27/07), duas conferências serão realizadas simultaneamente, às 9h: o professor Brenno Amaro da Silveira Neto, do Instituto de Química da Universidade de Brasília, falará sobre a nanotecnologia como caminho sustentável para a agricultura, e a bióloga Maria de Fátima Grossi de Sá, da Embrapa, abordará o papel de ativos biotecnológicos para o controle de pragas.

Segmentos da inovação ganham força

Segmentos diversos da inovação também terão vez na programação da 74ª Reunião Anual. Na segunda-feira (25/07), a partir das 16h, as reflexões serão sobre a falta de semicondutores e de oportunidades. Já na terça (26/07), três novos temas desse universo serão foco de mesas-redondas e painéis: a política para radiofármacos no Brasil, às 13h; as contribuições da química para o desenvolvimento sustentável do País, às 14h; e o reaproveitamento de resíduos de bituca de cigarro, às 16h.

Na quinta-feira (28/07), o geofísico Paulo Johann, da Petrobrás, realizará a conferência “Pesquisa e Inovação em Geofísica no contexto de energias sustentáveis”, a partir das 9h. Encerrando os debates segmentados sobre inovação, duas atrações na sexta-feira (29/07): a mesa-redonda “Emergência radiológicas: um sistema de resposta para acompanhamento de radioacidentados”, às 14h, e o painel “Metodologias e aplicações avançadas de inteligência artificial”, às 16h.

Jornal da Ciência