Uma das principais atividades da 74ª Reunião Anual da SBPC, a ExpoT&C foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (25/07). O evento contou com a presença do presidente SBPC, Renato Janine Ribeiro, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“A ExpoT&C é um dos grandes expoentes das Reuniões Anuais da SBPC. Porque ela mostra onde está a ciência e suas diversas relações, com empresas, entidades, entre outros. E não há desenvolvimento econômico e sustentável no País sem a ciência”, pontuou Janine Ribeiro, antes de cortar a faixa de inauguração.
O Ministro de CT&I, Paulo Alvim, reforçou o papel das Reuniões Anuais da SBPC na difusão do conhecimento científico. “Esse evento faz toda a diferença, porque aqui a sociedade vê, a sociedade percebe o papel da ciência e como ela contribui para o nosso País”. E complementou: “Eu digo que a ciência sempre pensa no amanhã, mas ela também está sempre em prontidão para resolver os nossos problemas de hoje.”
A ExpoT&C é uma grande mostra de novas tecnologias, produtos e serviços da ciência brasileira, que reúne 15 expositores no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), de 25 a 30 de julho.
O público poderá visitar e conhecer as mais importantes instituições científicas do País, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Também estão presentes atividades da Aliança Francesa e do SindCT, o sindicato que representa os servidores públicos federais que trabalham nas áreas de Ciência e Tecnologia do setor aeroespacial.
A programação da 74ª Reunião Anual da SBPC seguirá até o dia 30 de julho com atividades híbridas, tanto nos campus da Universidade de Brasília (UnB) quanto online. As inscrições são gratuitas e seguem abertas. Mais informações no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência