“A decisão de permanecer na Presidência da SBPC deve-se, exclusivamente, ao apelo unânime nesse sentido, manifesto pelo conselho da SBPC, e referendado pela assembleia geral da entidade”, afirma Helena Nader
A presidente da SBPC, Helena Nader, enviou carta hoje ao jornal Folha de S. Paulo onde desmente nota publicada na coluna Painel, também nesta data, afirmando que Nader só permaneceu como presidente da SBPC porque teria recebido telefonema do presidente interino Michel Temer. “Não recebi nenhum telefonema do presidente interino. A minha decisão de permanecer na Presidência da SBPC deve-se, exclusivamente, ao apelo unânime nesse sentido, manifesto pelo conselho da SBPC, e referendado pela assembleia geral da entidade, no último dia 7″.
O conselho da SBPC divulgou nota de desagravo contra agressões verbais sofridas por sua presidente, Helena Nader, durante ato público realizado na última 4ª. feira (6) na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Porto Seguro, onde está sendo realizada a 68ª. Reunião Anual da SBPC. O ato foi convocado pela própria entidade que luta pela manutenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pela recomposição do orçamento da área de CT&I. Em reação às agressões sofridas, Nader colocou publicamente o cargo à disposição do conselho, que apelou pela sua permanência frente à entidade.
Nota para a coluna Painel, Folha de São Paulo
Não é verdadeira a informação que recebi telefonema do presidente interino Michel Temer solicitando minha permanência como presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (Painel, 9∕7). Permaneci no cargo única e exclusivamente devido ao apelo unânime do conselho da SBPC, e por aclamação da Assembleia Geral da SBPC, realizada no último dia 7. A minha luta, frente à SBPC, continua pelo retorno do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pela recomposição dos orçamento para a CT&I e Educação compatíveis com a grandeza do estado brasileiro, e pela manutenção do estado de direito democrático.
Helena B. Nader, presidente da SBPC