A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima segunda-feira, 5 de setembro, às 18h, a quinta e penúltima conferência da série “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”, com o tema “Ciência e saúde”. As atividades, que começaram no dia 30 de agosto e vão até o dia 6 de setembro, contarão com debates presenciais e online com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube.
O debate será realizado no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), mas terá transmissão online.
Apresentada por Lígia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e secretária regional da SBPC no Rio de Janeiro, a atividade contará com a participação de Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Paulo Niemeyer Soares Filho, diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM).
Para Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, o Bicentenário da Independência é uma ótima oportunidade para deixar claro como a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação, a cultura, a saúde, o meio ambiente e a inclusão social, valores que a SBPC defende e apoia desde sua fundação, são decisivos para garantir a soberania nacional.
“A independência não é algo que só se refere ao passado. Por isso, queremos debater o presente e pensar o futuro. Mostrar como que esse círculo virtuoso –ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social – pode garantir a soberania do Brasil”, diz.
Cláudia Linhares Sales, diretora da SBPC, conta que os temas foram escolhidos com a intenção de capturar o momento atual, de crises em vários aspectos. Segundo ela, que somente com a ciência o País poderá alcançar a real independência e é isso que os debates querem mostrar. “São temas importantes que não podem passar em branco nessa reflexão sobre a Independência. Os desafios que a nação brasileira enfrenta atualmente são gigantes. A gente não vai sair da crise da educação ou do meio ambiente sem ciência. A gente não vai alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável sem ciência”, diz.
O evento é parte da série de debates que trarão discussões sobre como a ciência contribui para a soberania e independência nacional em diversos setores. O primeiro evento debateu “Ciência e desenvolvimento industrial” e o segundo “Ciência e meio ambiente”. Os próximos temas serão “Ciência e saúde” e “Ciência e desenvolvimento sustentável”.
Veja abaixo as próximas conferências da Série “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”:
05/09 às 18h – CIÊNCIA E SAÚDE
Palestrante: Nísia Trindade Lima (Fiocruz-RJ)
Apresentadora: Lígia Bahia (SBPC-RJ)
Debatedor: Paulo Niemeyer Soares Filho (ANM)
Modalidade: presencial com transmissão ao vivo (youtube.com/canalsbpc)
Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências – ABC (Rua Anfilófio de Carvalho, nº 29 – 3º andar).
06/09 às 16h – CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palestrante: Paulo Artaxo (USP)
Apresentadora: Giselle Zenker Justo (SBPC-SP I)
Debatedora: Izabella Teixeira (ex-ministra do Meio Ambiente)
Modalidade: Live em youtube.com/canalsbpc
SBPC