JC impresso traz um especial sobre o evento realizado entre os dias 03 e 09 de julho, em Porto Seguro, na Bahia
A 68ª edição da Reunião Anual da SBPC foi realizada de 03 a 09 de julho no campus de Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A Universidade iniciou suas atividades há apenas dois anos, mas aceitou o desafio de sediar o maior evento de programação científica da América Latina.
Ser a mais nova universidade a sediar uma Reunião Anual é, certamente, uma responsabilidade muito grande. Mas a UFSB mostrou sua grandiosidade e nos presenteou com um evento memorável. Desde o apoio local e as instalações, à qualidade do público e da programação. O evento foi um sucesso. Para o reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, receber esse evento é um índice da excelência dessa nova instituição.
O tema escolhido para esta 68ª RA foi alusivo ao conceito proposto e vivenciado pela universidade, criada a partir de um projeto inovador. E as três abordagens do tema – Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social – estiveram presentes em todas as mesas-redondas e conferências.
Esta edição do Jornal da Ciência traz um pouco do que foi esse evento. Falamos sobre o projeto da UFSB e entrevistamos o coordenador da Comissão Executiva Local da 68ª Reunião Anual, Carlos Caroso, que nos conta como a RA colabora para resgatar a história de Porto Seguro e para evidenciar a importância da Universidade para a região.
No discurso que abriu oficialmente a 68ª RA, a presidente da SBPC, Helena Nader, falou sobre a preocupação com os cortes de verbas consecutivos que a ciência brasileira vem sofrendo e a luta da instituição pela reposição do orçamento para CT&I pelo menos aos níveis do ano de 2013, cerca de R$ 9,4 bilhões. “Somente com ciência e tecnologia fortes, associadas à educação de qualidade, poderemos conquistar o País que queremos”, enfatiza ela.
Vale lembrar que a SBPC sempre esteve envolvida e preocupada com o futuro do País e, por isso, suas lutas travadas em prol do progresso ecoam em seus eventos. E este ano não foi diferente. A luta encabeçada pela SBPC contra a fusão entre o MCTI e o Ministério das Comunicações, por exemplo, foi reiterada em diversas atividades. Assim como a luta para reverter o enxugamento de verbas para a ciência e a educação. Essa preocupação permeou todo o evento, desde o discurso de abertura do evento até o manifesto pelo Estado de Direito e pelo Fortalecimento da Democracia, aprovado pela Assembleia Ordinária Geral dos Sócios da SBPC.
Em meio a tantos assuntos discutidos na programação científica da Reunião, registramos alguns aqui nesta edição, como o papel da Embrapii no suporte à inovação no Brasil e o papel social da ciência. A programação trouxe também debates sobre fomento à pesquisa e a Lei da Biodiversidade, e apresentou pesquisas sobre o potencial do mar Atlântico e da biomassa para promover o desenvolvimento do Brasil. A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) também foi debatida, bem como o desafio de melhorar a qualidade da educação no País, em todos os níveis.
E não poderíamos deixar de falar das atividades que abriram e que encerraram a RA em 2016: a SBPC Educação, que nos dias que antecederam o início das atividades de Porto Seguro, reuniu professores da região sul da Bahia na cidade de Teixeira de Freitas, para participarem de cursos de atualização sobre regulamentação, Plano Nacional de Educação, estratégias de ensino, entre outros temas. Por fim, no dia 9 de julho, a RA fechou a semana de atividades com o Dia da Família na Ciência, um sábado inteiro com uma programação dedicada à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e adultos da comunidade local.
A próxima Reunião Anual já tem local definido: será em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais. Esperamos vocês em julho de 2017!
Veja aqui a edição completa.
Jornal da Ciência