SBFgnosia participa da série de vídeos “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade

SBFgnosia

A  Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) participa dos “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, atividade integrante da programação da 74ª Reunião Anual da SBPC.

O vídeo da SBFgnosia, apresentado pelo atual presidente e ex-presidentes da entidade, traz a história da criação da Sociedade e da área da Farmacognosia, ramo mais antigo das ciências farmacêuticas, que tem como alvo de estudo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais, no Brasil.

Douglas Siqueira de Almeida Chaves, presidente da entidade, comenta que na contramão do restante do mundo, a Farmacognosia surgiu no Brasil apenas em 1925 como disciplina obrigatória nos cursos de Farmácia. Segundo ele, o principal responsável por esta transformação foi o farmacêutico Rodolpho Albino Dias da Silva, único autor da primeira edição da Farmacopeia brasileira.

Já Leopoldo C. Baratto, ex-presidente da SBFnosia, lembra que em 1941 foi fundada a primeira Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Segundo ele, não ficou claro nos registros históricos o motivo para que a sociedade não se consolidasse, mas a ideia foi retomada em 1974 por Carlos Alberto da Fonseca, professor titular da Universidade de São Paulo, durante o segundo Fórum de Farmacognosia, realizado em Goiás. E consolidada em 1976, durante o 1º Encontro Nacional de Professores Farmacognosia, realizado em São Paulo.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência