Veja vídeo da Sociedade Brasileira de Ornitologia na série “200 anos da Ciência brasileira”

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Conheça a entidade

SBO2Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO) , fundada em 16 de fevereiro de 1984, é uma das entidades que atendeu ao convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e participa dos “200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas”, atividade integrante da programação da 74ª Reunião Anual da entidade.

No vídeo, Maria Alice dos Santos Alves, presidente da entidade, destaca o desenvolvimento da área, a história da entidade, além de citar os principais ornitólogos do século XX, dentre eles, Emilie Snethlage, Olivério Pinto, Helmut Sick e Fernando Novaes.

Alves comenta que antes de 1970 as pesquisas sobre aves eram desenvolvidas em museus. Mas, que depois dessa data, passaram a ser realizadas em universidades e institutos de pesquisa, o que contribuiu para a agregação de museus e formação de programas de pós-graduação que promoveu a formação de novos pesquisadores.

Ela cita também diversas entidades que contribuíram para o fortalecimento da área e levaram à criação da SBO, como o 1º Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (RS) e o Centro de Estudos de Migrações de Aves (Cemave).

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.

Jornal da Ciência