Confira o Observatório das Eleições 2022, iniciativa da SBPC

Com o objetivo de levar ao público eleitor as melhores informações, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência intensifica debates sobre CT&I, Educação, Saúde, Economia e Democracia e disponibiliza em seu portal espaço com documentos, análises, artigos e notícias sobre as eleições e propostas para a próxima gestão

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) disponibiliza em seu portal o “Observatório das Eleições 2022”, uma página que reúne documentos, análises, artigos e notícias sobre as eleições e com propostas para a próxima gestão.

Assim como foi feito em 2018, o objetivo da inciativa é promover o debate sobre pautas para CT&I, Educação, Saúde, Economia e Democracia e levar ao público eleitor as melhores informações sobre políticas públicas e os candidatos ao pleito de 2022.

De março a junho, por exemplo, a entidade realizou 13 seminários temáticos na série “Projeto para um novo Brasil”, que resultou em um caderno com o mesmo nome, com diretrizes e propostas de políticas públicas. Os eventos trataram de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País e tinham por objetivo engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos, com a elaboração do documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.  Os painéis online foram transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

Como já é tradição nas reuniões anuais da SBPC, em julho a entidade realizou durante sua 74ª Reunião Anual, na Universidade de Brasília (UnB), o ‘Encontro com os presidenciáveis’. Neste ano foram convidados os três candidatos com maior intenção de votos até junho de 2022, de acordo com as pesquisas públicas, para falar sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.  No dia 28 de julho, recebeu Luiz Inácio da Silva e no dia seguinte, Ciro Gomes. Jair Bolsonaro justificou a ausência por problemas de agenda.

A partir do caderno “Projeto para um Brasil novo”, a SBPC produziu uma carta de compromissos em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Democracia, visando exigir dos atores que desejam ingressar ou permanecer no cenário político após as eleições de 2022 o comprometimento com essas pautas, por meio da assinatura dos candidatos.

O documento foi enviado em agosto a candidatos ao Executivo e Legislativo. “Estão hoje ameaçadas a continuidade de pesquisas científicas importantes e a formação de novos pesquisadores. Por outro lado, as várias ameaças   aos direitos humanos colocam em xeque qualquer plano de avanço econômico e social do País”, alertou a entidade na carta. O documento foi assinado por mais de 140 candidatos ao Legislativo País e mais de 30 destes foram eleitos.

A SBPC também convidou formuladores de políticas públicas, cientistas e intelectuais de diversas áreas para escreverem artigos abordando alguns dos temas caros à sociedade e ao desenvolvimento e soberania do País. Entre os assuntos abordados estão a confiabilidade das urnas eletrônicas, segurança pública, preservação do meio ambiente, universidade pública e gratuita, saúde, fome, violência e direitos indígenas, trabalho, religião e equidade de gêneros. A proposta é que esses artigos proponham reflexões sobre como temas críticos têm sido abordados atualmente pelos gestores no poder e que eventuais mudanças de rota devem ser tomadas para contornarmos o cenário de crise generalizada a que assistimos.

Acesse o Observatório das Eleições neste link.

Jornal da Ciência