Diretor da 3M celebra associação da empresa à SBPC

“É muito importante para nós estarmos próximos de uma sociedade que defende princípios e valores semelhantes aos nossos”, afirma Paulo Gandolfi, diretor de Operações de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para a América Latina

image1A empresa 3M se junta ao rol de sócios institucionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “É muito importante para nós estarmos próximos de uma sociedade que defende princípios e valores semelhantes aos nossos. Somos uma empresa de ciência aplicada, e defender a ciência é uma forma de contribuir para a sociedade como um todo”, afirma Paulo Roberto Gandolfi, diretor de Operações de Pesquisa e Desenvolvimento da 3M para a América Latina.

A companhia foi fundada em 1902 em Minnesota, região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos, por cinco empreendedores que se uniram para explorar minérios. Na década de 1940, já diversificada, começa sua expansão internacional e escolhe o Brasil como um dos seus primeiros destinos. A empresa mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, além de Manaus, no Amazonas. Hoje a 3M conta com cerca de 3,3 mil funcionários no País e em 2021 alcançou faturamento bruto de R$ 4,6 bilhões no Brasil.

Segundo Gandolfi, com a adesão, a 3M pretende ampliar o alcance das ações da empresa para o avanço científico.  “Queremos trocar com as outras associadas e impulsionar a divulgação de nossas ações como o ‘Índice Anual do Estado da Ciência (State of Science Index – SOSI)’, o prêmio ‘25 Mulheres na Ciência – América Latina’, que está na sua terceira edição, por exemplo”, comenta.

Embora tenha se aproximado da SBPC formalmente somente agora, Gandolfi conta que guarda uma lembrança afetiva das reuniões anuais da entidade de quando era criança. “Meu pai era cientista de São Carlos, no interior de São Paulo, e sempre me levou aos eventos da entidade”, recorda.

O convite para que a 3M se associasse à SBPC surgiu da aproximação da empresa com o ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e conselheiro da SBPC, Marcelo Knobel. “Tivemos uma parceria com a Unicamp entre 2020 e 2021, com realizações de eventos, entre outras ações. E ao conhecer nosso trabalho, ele achou pertinente atuarmos mais próximos da entidade. Somos um time que acredita e investe em ciência, tecnologia e inovação. A ciência está ligada no nosso dia-a-dia. Tanto que nosso lema é ‘Ciência. Aplicada à vida’”, diz o diretor.

Marcelo Knobel destaca que a principal motivação para sugerir a empresa foi o nível de excelência de suas atividades nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. “Considero fundamental e estratégico para a ciência e para o futuro do País uma maior aproximação dos Institutos de Pesquisa, das universidades e empresas que desenvolvem pesquisa com a SBPC”, afirma o ex-reitor.

Para ele, a ampliação do número de sócios institucionais representa um enorme reconhecimento das empresas e organizações ao trabalho da Sociedade. “Os sócios institucionais, além de fomentar recursos para a SBPC, mostram que estão alinhados à luta travada pela entidade. E a 3M é uma dessas empresas que acredita e investe na ciência. Tenho certeza de que essa parceria irá dar bons frutos, como promover discussões e aproximar seus pesquisadores da Sociedade”, comenta Knobel.

Além da 3M, são sócios institucionais da SBPC o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), o Complexo Pequeno Príncipe, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Péter Murányi, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), o Instituto Serrapilheira, a Microbiológica Química e Farmacêutica e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Vivian Costa – Jornal da Ciência