JC impresso traz um especial sobre o evento realizado entre os dias 05 e 08 de outubro, em Santa Catarina
Entre 5 e 8 de outubro, a SBPC realizou mais uma edição de sua Reunião Regional. Desta vez na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, na unidade Pedra Branca da Unisul. O evento tratou do tema ‘Cidades e Sustentabilidade’, uma visão que busca integrar o potencial de pesquisa das universidades com o desenvolvimento econômico, humano e social local. O tema vai ao encontro da característica fundamental das Reuniões Regionais, que é focar nas necessidades e potencialidades das comunidades que os sediam.
Esse evento, então, foi uma oportunidade para que a Unisul, em especial a unidade Pedra Branca, promovesse uma maior aproximação com a comunidade circundante, como destacou o coordenador local do evento Jorge Alexandre Nogared Cardoso, em entrevista sobre a RR e a importância do evento para a região, nesta edição especial do Jornal da Ciência.
O reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, aprofunda a discussão em um artigo sobre a frutífera conjunção das ideias de uma nova universidade e das cidades sustentáveis. Ele comenta como é possível adotar o conceito de universidade inovadora e empreendedora, que cria uma nova cultura interna, capaz de dialogar com esse novo modelo de cidade – inteligente e sustentável.
No centro dessa discussão, inevitavelmente, está o desafio da inovação. A criação de ecossistemas de inovação no País, que promovam a interação entre setor empresarial e acadêmico para a geração de negócios e o desenvolvimento de uma indústria tecnológica inovadora e competitiva foi discutida em três diferentes sessões do evento, e contou com a participação de grandes especialistas no assunto.
Juntamente à inovação, planejar e transformar as cidades em ambientes mais humanos e inteligentes também fez parte dos debates da Reunião. Segundo o diretor geral do Instituto LabCHIS, Eduardo Moreira da Costa, para isso acontecer, é preciso novas tecnologias, mas, também, mudanças no comportamento das pessoas.
Durante a SBPC Educação, atividade que reuniu professores da rede pública de ensino e estudantes de licenciatura para discutir tecnologias na educação e direitos humanos, palestras e oficinas abordaram assuntos como energias renováveis, o uso de mídias sociais, a produção de desigualdades e a utilização de ferramentas tecnológicas para o ensino.
Da educação fundamental ao ensino superior, a diretora de avaliação da Capes, Elisa Maria Thiago, falou sobre a avaliação nos Programas de Pós-Graduação. Segundo ela, é preciso ir além da formação e avaliar a trajetória profissional dos egressos e observar suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural e econômico do País.
No campo das novas descobertas científicas, o neurocientista e professor da UFRGS, Rafael Roesler, apresentou uma nova aposta para biomarcadores em câncer pediátrico, a partir de estudos sobre receptores de neurotrofina no crescimento de tumores. Além dele, o astrofísico João Evangelista Steiner abriu o evento com uma conferência sobre o impacto da detecção das ondas gravitacionais, anunciada em fevereiro deste ano, e que, segundo ele, marca o nascimento de uma nova disciplina científica – a astrofísica de ondas gravitacionais.
Como acontece em todas as Reuniões da SBPC, as atividades de Palhoça se encerraram com um dia dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares – o “Dia da Família na Ciência”.
Ainda nesta edição, você confere as últimas novidades sobre a nossa Reunião Anual de 2017, na UFMG, em Belo Horizonte. O tema do evento foi definido e será “Inovação – Diversidade – Transformações”. Em breve as inscrições estarão abertas.
Veja aqui a edição completa.
Jornal da Ciência