A nanotecnologia e os nanomateriais são elementos centrais para inovação e solução de problemas na área da saúde. Isso é o que aponta artigo da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. A edição especial aborda as várias maneiras como a ciência e a tecnologia contribuem com diversos aspectos de nossa vida diária.
A nanotecnologia se relaciona com múltiplas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, computação e humanidades no que se refere a seus aspectos regulatórios e de impactos éticos, sociais e econômicos. Essas características são consideradas essenciais para a promoção da inovação e geração de novos produtos. Devido ao seu tamanho nanométrico, nanopartículas podem interagir diretamente com biomoléculas e células para modular diferentes funções fisiológicas no combate a patologias e para a produção de vacinas.
“A nanotecnologia é uma forte aliada no desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico complementares aos tradicionais exames laboratoriais, como dispositivos portáteis e vestíveis”, afirma Adalberto Fazzio, professor aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), em artigo para a revista. O pesquisador aponta que novos dispositivos de diagnóstico, terapias de precisão e materiais avançados são progressos recentes da nanotecnologia à disposição da medicina e do cuidado com a saúde humana.
Mas ainda existem algumas barreiras a serem enfrentadas, como aspectos de segurança, toxicidade e avaliação de riscos de nanomateriais. “Para que nanotecnologia possa ser colocada efetivamente a favor da saúde são essenciais mais políticas públicas e investimentos que fomentem a ciência fundamental e inovação tecnológica, através de parceiras entre empresas, universidades, hospitais e centros de pesquisa”, defende.
Leia o artigo completo:
https://revistacienciaecultura.org.br/?artigos=a-nanotecnologia-na-saude