Renato Janine Ribeiro analisa escolha de Camilo Santana como novo ministro da Educação

Em entrevista à jornalista Myrian Clark, no Almoço do MyNews dessa terça-feira (20/12), o ex-ministro da Educação e presidente da SBPC ressaltou a experiência exitosa do Ceará na Educação

O senador Camilo Santana (PT), ex-governador do Ceará, será o novo ministro da Educação (MEC) do governo Lula. Segundo o jornal Folha de São Paulo (FSP), a decisão foi tomada nesta segunda-feira à noite (19/12), em Brasília, durante uma reunião em Brasília, com o líder petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e a atual governadora Izolda Cela (PT), até então cotada para chefiar o MEC.

Com o anúncio do nome de Camilo Santana, Cela vai chefiar a Secretaria Nacional de Educação Básica.

Segundo a Folha, o convite a Santana teria sido feito há uma semana, mas o anúncio não teria sido feito porque Lula queria antes conversar com Izolda Cela. Agora sem partido, Cela era o principal nome cotado para o MEC.

Camilo Santana é formado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e começou sua carreira política ainda na universidade, quando foi diretor do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFC. Depois, foi secretário das Cidades e secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado na gestão do então governador Cid Gomes, irmão do ex-governador Ciro Gomes (PDT). Santana também foi deputado estadual pelo Ceará de 2011 a 2015, e governador até este ano, quando se licenciou do mandato para concorrer ao Senado Federal.

Em entrevista à jornalista Myrian Clark, no Almoço do MyNews desta terça-feira (20/12), o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, disse que ficou satisfeito com a escolha tanto de Izolda como de Camilo:

“Gostamos da indicação do Camilo Santana. Ele vem do Ceará, que é um estado que tem uma experiência muito importante na Educação. O Ceará se destacou justamente graças a um dos nomes que estavam entre os mais cotados para o MEC, que é a atual governadora Izolda Cela, que foi vice do governador Camilo Santana, que se desligou do cargo para se candidatar a senador, ganhou e agora foi convidado ao Ministério. Izolda criou um programa muito importante que é a alfabetização na Idade Certa”, destaca Janine Ribeiro.

“Como ex-ministro e analista da política, acho este um resultado bom [..] E como no fundo é o mesmo grupo político e a mesma chapa que governou o Ceará nesses últimos anos, não tem grande diferença.”

E destaca como o estado do Ceará foi um modelo na educação nesses últimos anos na gestão de Izolda:

“Noz municípios que se têm a competência condicional para alfabetizar as pessoas deixa o resultado aquém do desejado no Brasil como um todo. E o Ceará tomou uma medida que faz o próprio estado apoiar isso: formar melhor professores alfabetizadores, testes com frequência para saber se estão aprendendo, destinar recursos para os municípios conforme seu desempenho e suas necessidades. Tudo isso foi e está sendo um programa de muito êxito o Ceará.”, completa Janine Ribeiro.

Assista à entrevista:

Canal MyNews