A Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) são o grande motor do crescimento econômico de longo prazo. A afirmação é da economista Fernanda de Negri, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) onde coordena o Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade, criado em 2019.
Em entrevista ao Jornal da Ciência, De Negri, assim como a engenheira Ana Lúcia Vitale Torkomian, vice-presidente do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e o economista Fabio Guedes Gomes, secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), falam sobre os impactos que a CT&I pode trazer, contribuindo para a solução dos grandes problemas da sociedade.
No entanto, dizem estes pesquisadores, é imprescindível um direcionamento no sentido de atender as necessidades do país e as demandas da sociedade, o que ganha ainda mais relevância com o novo governo. Essa é a tônica da reportagem de capa da nova edição: a necessidade de traçar um “plano de voo” para a ciência brasileira que leve em conta um planejamento de longo prazo, baseado em metas norteadoras.
Janes Rocha – Jornal da Ciência