Retomada das estruturas nacionais de Ciência deve ser prioridade, aponta SBPC à nova ministra de CT&I

Em encontro realizado na última terça-feira (03/01), Renato Janine Ribeiro defendeu integração do MCTI com povos tradicionais e com o MEC e convidou ministra a participar do Prêmio Carolina Bori

WhatsApp Image 2023-01-05 at 13.48.34

A nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu na terça-feira (03/01), os membros da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro e Laila Espindola, para tratar das principais demandas em prol da retomada da Ciência no País. O convite à SBPC foi feito no final da posse dela no cargo, no dia 02 de janeiro.

“Nós fizemos questão de colocar vários pontos como prioridades, entre eles a recomposição do valor das bolsas de pesquisa, inclusive as da Capes, que está muito defasado, e a definição de uma data para a elaboração da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

A entidade também defendeu a revisão da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Estratégia era um conjunto de ações com vigência de 2016 a 2022 que, além de não ter sido aplicado na prática, teve seu prazo encerrado e necessita de atualização.

“A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação precisa ser revista, especialmente para dar mais destaque à contribuição das ciências humanas e sociais na redução da desigualdade social, a fim de fazer do Brasil um país justo socialmente”, complementa Janine Ribeiro.

Outros pontos levados pela SBPC ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) referem-se à realização da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, preferencialmente em conexão com a Conferência Nacional de Educação, para que o Ministério da Educação (MEC), ao elaborar um novo Plano Nacional de Educação, esteja alinhado também com as demandas científicas.

Laila Espindola, secretária da SBPC, explicou à ministra como trabalha com conhecimentos de povos tradicionais para localizar o princípio ativo de substâncias com efeito terapêutico para várias doenças. A SBPC assim reforçou o pleito de que o MCTI utilize mais o conhecimento dos povos tradicionais, especialmente da Amazônia, na elaboração de suas políticas e no apoio de pesquisas.

Ministra é convidada a participar da entrega do Prêmio Carolina Bori

Os diretores da SBPC convidaram a ministra Luciana Santos a participar da cerimônia de entrega do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, uma realização da própria entidade, que visa a homenagear mulheres que contribuíram para a consolidação da ciência brasileira e as futuras cientistas do Brasil. O evento ocorrerá no dia 10 de fevereiro, na sede da SBPC, e a ministra confirmou sua presença.

Estava também presente à reunião, que durou uma hora, o chefe de gabinete da ministra, Rubens Diniz.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência