Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá passeio ciclístico no Recife

Entre os dias 20 e 27 de outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o Espaço Ciência, em Olinda, não vai ficar de fora. Nesta edição, o evento terá como tema "Ciência, Saúde e Esporte" e haverá diversas atividades para a população. As ações acontecerão em todo o estado contando com mais de 200 eventos e a participação de 36 instituições já cadastradas.

Entre os dias 20 e 27 de outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o Espaço Ciência, em Olinda, não vai ficar de fora. Nesta edição, o evento terá como tema “Ciência, Saúde e Esporte” e haverá diversas atividades para a população. As ações acontecerão em todo o estado contando com mais de 200 eventos e a participação de 36 instituições já cadastradas.
 
A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco acontecerá no domingo (20), às 8h, no Espaço Ciência, com lançamento de foguetes e outras atrações. Do local partirá um passeio ciclístico organizado com o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco e outros parceiros. O ponto de chegada do passeio será na Praça do Arsenal, onde estarão concentradas as Caravanas da Ciência, dos Notáveis Cientistas Pernambucanos e da Astronomia. Organizadas pelo Espaço Ciência, Instituto Oceanário, UFRPE, Ecoassociados, Forte do Brum e Núcleo de Ações Preventivas dos Bombeiros, as caravanas levarão planetário digital móvel, experimentos científicos, exposição de notáveis cientistas e oficinas ligadas à saúde e meio ambiente.
 
A novidade deste ano é a exposição de bicicletas “esquisitas” e a mostra Bicicleta ao Longo dos Tempos, que utiliza imagens históricas para mostrar os diversos usos da bicicleta. Nos painéis estão expostas fotografias antigas de várias décadas do século passado, flagrantes do cotidiano com ciclistas, modelos de bicicletas, sua utilização como meio de transporte urbano, passeios, anúncios de jornais e textos de conhecidos intelectuais sobre a importância e o uso da bicicleta. A mostra faz parte do acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
 
Como nos anos anteriores, em Pernambuco as atividades unificadas são destaque. Em cada polo terá uma referência simbólica representada por um fulereno, molécula com estrutura semelhante a uma bola de futebol, para que possa chamar a atenção da população para participação no evento. Também haverá sessões de vídeo do projeto Ver Ciência, construção de fulerenos e oficinas pedagógicas com a temática da SNCT.
 
Ciência itinerante
 
Outra iniciativa que acontecerá durante a SNCT é a Caravana da Ciência. A iniciativa percorrerá diversos municípios do Estado, aproximando a população de conhecimentos produzidos e desenvolvidos em suas sedes. Este ano a expedição científica visitará o IFPE de Ipojuca e as cidades de Olinda, Igarassu, Escada e Tracunhaém, levando à população experimentos interativos, atividades de promoção à saúde, exposição de tubarões e tartarugas.
 
As Caravanas Notáveis Cientistas Pernambucanos e da Astronomia também atenderão o público com planetário digital e exposição de ilustres cientistas. A expedição seguirá para o Colégio Jesus Crucificado, Forte do Brum, Paulista, Assembleia Legislativa, Prefeitura do Recife e Tracunhaém. Nesta programação será destaque o dia 24 de outubro, às 10h, quando a Assembleia homenageará três Notáveis Cientistas por terem contribuído com o desenvolvimento da ciência em Pernambuco.  

Toda a programação contará com o patrocínio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
(Diário de Pernambuco) – http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/10/09/interna_vidaurbana,467063/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-tera-passeio-ciclistico-no-recife.shtml