A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza hoje, 6 de março, o terceiro e último almoço virtual “Mulheres e meninas: poder e ciência na refundação do Brasil” em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. O debate será às 12h30, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Este terceiro encontro contará com a participação de pesquisadoras da área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Com abertura do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento será coordenado por Laila Salmen Espindola, diretora da entidade.
Este encontro contará com a participação das ministras Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
Participarão também do debate as representantes de sociedades científicas e acadêmicas afiliadas à SBPC: Débora Peres Menezes, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF); Shirley Nakagaki Bastos, professora titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e Walcy Santos, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
As vencedoras e menções honrosa na 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela SBPC, estarão presentes ao evento e apresentarão seus projetos de pesquisa: Amanda Guimarães Melo, graduanda em Matemática na Universidade Federal do Sergipe (UFS), e Sara Lüneburger, formada em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vencedoras no nível Graduação na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. As menções honrosas na área Maitá Carvalho Micol, graduanda em Ciências Moleculares com especialização em Física pela Universidade de São Paulo (USP), e Wadja Feitosa dos Santos Silva, graduanda do curso de Química Tecnológica e Industrial da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O evento terá a participação de duas das vencedoras do prêmio no nível Ensino Médio: Camily Pereira dos Santos, estudante do curso Técnico em Informática integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e Gabrielly Cardoso Rocha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Confira abaixo a programação do dia 6 de março:
12h30 – Abertura
Renato Janine Ribeiro (USP/SBPC)
Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos – Esther Dweck
Representante do Ministério do Planejamento e Orçamento – Leany Barreiro de Sousa Lemos
Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Tebet
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação – Luciana Santos
Mesa da Área do conhecimento: Engenharias, Exatas e Ciências da Terra
Coordenadora: Laila Salmen Espindola (UnB/SBPC)
Prêmio SBPC “Carolina Bori Ciência & Mulher”
Meninas na Ciência – Estudantes de Graduação e Ensino Médio
Nível Graduação
Amanda Guimarães Melo (UFS)
Equação de Logística Fracionária
Sara Lüneburger (UFFS)
Biodiesel production from Hevea brasiliensis seed oil
Maitá Carvalho Micol (USP)
Estudo de processos físicos e emissão de altas energias em torno de buracos negros com técnicas de inteligência artificial
Wadja Feitosa dos Santos Silva (UFAL)
Planejamento de alfa-cianoacrilatos e alfa-cianoacrilamidas baseado em fragmentos, como inibidores da NS2B/NS3 dos vírus dengue e Zika
Nível Ensino Médio
Camily Pereira dos Santos (IFRS)
Desenvolvimento de material biodegradável para absorventes femininos
Gabrielly Cardoso Rocha (IFBA)
Software de mapeamento de queimadas em biomas
Sociedades Científicas afiliadas à SBPC – Comentaristas
Débora Peres Menezes (UFSC) – Sociedade Brasileira de Física (SBF)
Shirley Nakagaki Bastos (UFPR) – Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
Walcy Santos (UFRJ) – Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)
Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.
Vivian Costa – Jornal da Ciência