Reunião Regional se despede do Piauí com debate sobre o bicentenário da Batalha do Jenipapo e o futuro do País

A sessão será realizada na cidade de Campo Maior, palco de uma das batalhas mais violentas pela Independência do Brasil. O evento terá início às 14h30, com a apresentação cultural do Reisado Mirim de Boa Hora

whatsapp-image-2023-01-31-at-10-52-39A programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí se encerra nesta quarta-feira, 15, com a sessão especial “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: Qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos?”, às 14h30, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), na cidade de Campo Maior.

A Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos mais violentos da Guerra pela Independência do Brasil. Ocorrido no dia 13 de março de 1823, às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, hoje esse embate é pouco lembrado pela história oficial no resto do País. A Reunião Regional que a SBPC realiza esta semana no Piauí tem como objetivo resgatar essa parte da história e repensar o futuro do Brasil a partir do reconhecimento de que o processo que levou à emancipação de Portugal teve início antes de 1822 e se desenvolveu para além do 7 de setembro e da cidade de São Paulo, envolvendo outras regiões e camadas da população.

“Essa Reunião Regional ainda é uma repercussão das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, porque para muitas pessoas a ‘Independência’ foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’, e não é. A consolidação dessa emancipação foi sendo construída, com várias batalhas memoráveis, em diferentes lugares do País. Infelizmente, muitos brasileiros não refletem sobre essas lutas por desconhecerem”, comenta Cláudia Linhares, secretária-geral da SBPC. (Assista ao vídeo da SBPC “Brasil 200 anos: Rumos à Independência”)

A atividade será aberta com a apresentação cultural do Reisado Mirim de Boa Hora, às 14h. O debate terá início logo em seguida. Com coordenação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, a discussão contará com a participação de Fernanda Sobral, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da SBPC, Samuel Goldenberg, pesquisador emérito da Fiocruz, e José Luís de Oliveira e Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI.

A sessão é gratuita e aberta ao público em geral.

 

Jornal da Ciência