SBPC manifesta pesar pelo assassinato da professora Elisabeth Tenreiro

Em nota divulgada nesta terça-feira, 28 de março, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência também exprime sua preocupação com a disseminação da violência em espaços escolares no País

Leia a nota na íntegra:

A SBPC expressa seu pesar pelo lamentável assassinato da professora Elisabeth Tenreiro, esta segunda-feira 27 de março de 2023, em São Paulo. A professora, como noticiaram os jornais, era uma defensora da ciência, tendo lutado pela vacinação e consequente salvação de inúmeras vidas; trabalhou no Instituo Adolfo Lutz, como agente técnica de saúde, depois de quatro décadas de trabalho, e decidiu atuar como professora no ensino público, a fim de melhorar o ensino de química na educação básica no Brasil. Os depoimentos de estudantes e colegas contam de sua paixão e compromisso com o ensino público, e foi em plena sala de aula que lamentavelmente perdeu a vida. A seus familiares, amigos e estudantes, nossos pêsames.

Manifestamos também nossa preocupação ante a disseminação da violência em espaços escolares em nosso País, favorecida por inúmeros fatores, inclusive pela propaganda em favor do armamento da população, pela disseminação do racismo, machismo, LGBTQfobias e, ainda, pelo descuido em relação aos mais jovens, expostos a grande quantidade de estímulos que reduzem sua empatia, sua capacidade de raciocínio e oferecem a agressão como saída para conflitos.

São Paulo, 28 de março de 2023.

Diretoria da SBPC

 

Veja a nota em PDF.

Jornal da Ciência