Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), receberá da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o título honorário de Cidadania Piauense pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A proposta foi apresentada pelo deputado Francisco Limma (PT) e formalizada por meio do Decreto Legislativo nº 710, de 21 de março de 2023.
“Fiquei muito feliz e emocionado em receber esse título de Cidadão Piauense. Esta é uma honraria individual, mas representa a expressão coletiva do trabalho e dedicação de muita gente”, declarou o presidente da SBPC ao saber da homenagem.
Ele acrescentou que recentemente atuou na militância para restabelecer a Secretaria Regional da SBPC no Piauí e fortalecer a comunidade científica piausense. “Contei com o apoio de Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, que conseguiu organizar nossa Reunião Regional no Piauí, realizada nos dias 13 e 14 de março no campus da UFPI, em Teresina, e no dia 15, em Campo Maior. Ali, reunimos parceiros importantes, dentre eles Lívia Saraiva, Pedro Veras, com quem já colaborei em Teresina, e de Olívia Perez, professora da Universidade Federal. Vimos nesse evento que o Piauí tem condições de desenvolver-se muito com a ciência e tecnologia que é produzida em suas instituições. O Estado tem um grande potencial de energia eólica e solar, podendo até exportar, por exemplo”, disse.
O deputado Francisco Limma contou ao Jornal da Ciência que a atuação de Janine Ribeiro pela Educação e Ciência, especialmente em favor do Estado do Piauí, desde quando foi ministro da Educação, no governo Dilma Rousseff, até atualmente, à frente da SBPC, foi o que o motivou a propor a indicação. “Ele foi um gestor atuante e comprometido quando esteve como Ministério da Educação. Já naquela época, foi responsável, por coordenar ações significativas para o desenvolvimento do Piauí, com a liberação de recursos e o andamento de importantes projetos. Hoje ele preside a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, uma grande entidade, responsável por coordenar e fazer uma interface de comunicação entre as várias instituições e organizações que fazem a ciência no Brasil.”
Limma destacou o empenho de Janine Ribeiro nos últimos meses para que a Secretaria Regional da SBPC no Estado fosse reativada. “Hoje, nós piauienses, podemos comemorar todo esse esforço e dedicação que muito nos honra e prestigia como incentivadores da educação e ciência no nosso País. Ter uma Secretaria Regional da SBPC, atuante e comprometida no Piauí, é um grande avanço, especialmente quando ainda vivenciamos um reflexo negativo dos tempos de agressão e confronto à ciência, durante os últimos quatro anos de Governo Federal. Por isso, é uma grande satisfação conceder o título de Cidadania Piauiense, honraria da Casa Legislativa do Piauí, ao professor Renato Janine Ribeiro”, ressaltou.
Graduado em Filosofia pela USP (1971), Janine Ribeiro defendeu o mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne (1973) e o doutorado em Filosofia na USP (1984).
Atuante na área de Filosofia Política, foi ministro de Estado da Educação, de abril a outubro de 2015, diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2004 a 2008, e dirigiu entre 2004 e 2007 as avaliações trienais dos programas de pós-graduação do Brasil. Também integrou o Conselho Deliberativo do CNPq, de 1993 a 1997.
Em sua longa carreira, foi professor visitante na University of Columbia (2003-4), e na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (2018-2020). Em 2019, criou o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp e foi seu primeiro presidente (2019-2020).
Atualmente é professor sênior do Departamento de Filosofia e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP. No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim.
Em sua distinta trajetória acadêmica e intelectual, recebeu diversas homenagens, dentre elas, o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).
Atuante há décadas na SBPC, Janine Ribeiro já foi membro do Conselho (1997-9, 2019-23), secretário (1999-2001) e em 2021 foi escolhido pela maioria dos votos dos sócios para assumir a Presidência da entidade.
Segundo o decreto da Alepi, a honraria será entregue ao homenageado em Sessão Solene realizada pelo Poder Legislativo do Piauí em data ainda a ser definida.
Confira aqui o decreto que concede o título de Cidadão Honorário do Piauí a Renato Janine Ribeiro.
Vivian Costa – Jornal da Ciência