O Parque Indígena do Xingu é destaque do quarto mês de 2023 do calendário “Ciência, povos originários e defensores da floresta”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2023-2024) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
A proposta de criação do Parque Nacional do Xingu, em 1952, teve como intuito a preservação do ambiente e das populações indígenas que nele habitam. Participaram vários atores: irmãos Villas Bôas, Marechal Rondon, Darcy Ribeiro, Noel Nutels e o ex-presidente Café Filho. Foi a primeira terra indígena homologada no Brasil pelo então presidente Jânio Quadros, em 1961.
Originalmente, previa-se uma área muito maior que a atual, localizada na região nordeste do estado de Mato Grosso, num território que abarca os biomas da Amazônia e do Cerrado, com extensa diversidade e cortada por diversos rios que formam o rio Xingu. Em 1967 passou a ser designado Parque Indígena do Xingu (PIX).
Orlando Villas Bôas dirigiu o parque por 17 anos, desde sua criação, e foi o responsável por estabelecer um programa de assistência médica e sanitária com a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que perdura até hoje. O PIX conta com três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Xingu), criado em 1999. Comporta, ainda, 36 escolas e a Associação Terra Indígena do Xingu, criada em 1994, que zela pelos interesses de toda a comunidade e pela integridade do território. Atualmente, o PIX abriga 16 etnias com sete famílias linguísticas e é reconhecido mundialmente por sua sociobiodiversidade ímpar.
Nesta edição, que cobre o período de janeiro de 2023 a junho de 2024, a entidade tem como objetivo homenagear pessoas, organizações e instituições que lutam em defesa de territórios, da inviolabilidade de suas culturas, dos saberes e pela valorização das populações originárias brasileiras.
Entre as personalidades, a obra destaca Chico Mendes, Dorothy Stang, Paulo Vanzolini, Bruno Pereira, Dom Phillips e Maxciel Pereira dos Santos, entre outros.
Faça aqui o download do calendário.
Jorna da Ciência