Nobel de Medicina alemão ministra palestra motivacional em São Paulo

A abertura da exposição global “Túnel da Ciência Max Planck”, que chega ao Brasil no fim de janeiro em comemoração à Temporada da Alemanha no Brasil, contará com a participação do cientista alemão Erwin Neher, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1991 e pesquisador da Sociedade Max Planck. Neher e seu parceiro Bert Sakmann fizeram descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células e lograram decifrar a comunicação celular. No dia 29 de janeiro, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 569, 7º andar - Bela Vista), o renomado cientista apresentará o tema “Criação de Conhecimento: pesquisa para as gerações futuras” para estudantes.
A abertura da exposição global “Túnel da Ciência Max Planck”, que chega ao Brasil no fim de janeiro em comemoração à Temporada da Alemanha no Brasil, contará com a participação do cientista alemão Erwin Neher, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1991 e pesquisador da Sociedade Max Planck. Neher e seu parceiro Bert Sakmann fizeram descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células e lograram decifrar a comunicação celular. No dia 29 de janeiro, às 15 horas, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 569, 7º andar – Bela Vista), o renomado cientista apresentará o tema “Criação de Conhecimento: pesquisa para as gerações futuras” para estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas, bem como de graduação e pós-graduação. Ele falará sobre a sua trajetória e o que o levou a se tornar um pesquisador de sucesso. Essa iniciativa tem o objetivo de motivar os jovens a se interessarem pela pesquisa científica. Depois, sob a moderação da professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Neher conversará com os jovens, respondendo a suas perguntas. A palestra tem entrada franca e será oferecida tradução simultânea.
Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência abordará os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.
A exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções, com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF América do Sul, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, Unifesp, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SIEEESP.
Também está prevista uma programação paralela de palestras e mesas redondas com renomados pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. Os interessados podem obter informações sobre a agenda no site www.dwih.com.br ou pelo e-mail info@dwih.com.br. Para obter mais informações sobre o Túnel da Ciência acesse www.tuneldaciencia.com.br. 
Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014
A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal 
mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados. Essa é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Os patrocinadores premium da Temporada são Allianz, BASF, Bayer, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF. Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e do Serviço Social do Comércio (SESC). Veja o site oficial www.alemanha-e-brasil.org