Portas abertas para o público conhecer a história da SBPC

Centro de Memória Amélia Império Hamburger organizou uma visita guiada aos acervos históricos da SBPC, integrando a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos. Evento abriu oportunidades para novas visitas que serão realizadas nas próximas semanas

WhatsApp Image 2023-06-12 at 15.46.33

Na última quarta-feira, 07 de junho, o Centro de Memória Amélia Império Hamburger da SBPC (CMAIH/SBP) realizou o encontro 75 anos da SBPC: Memória da Ciência. O evento consistiu em uma visita guiada à sede da entidade para conhecer seu acervo e história. Além dos inscritos para o dia marcado, a oportunidade incentivou que outros interessados e instituições agendassem visitas ao Centro de Memória, que vão acontecer no decorrer das próximas semanas.

Por exemplo, no próximo dia 21 de junho, a SBPC receberá a equipe do Centro de Memória do Instituto Butantan, com cerca de 15 pessoas. Outros agendamentos espontâneos, como o de profissionais do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), também já foram solicitados.

A atividade fez parte da Sétima Semana Nacional de Arquivos, cujo tema deste ano foi Arquivos – territórios de vidas. A mobilização, que é coordenada pelo Arquivo Nacional, envolve diversas instituições detentoras de arquivos do País. O marco para sua realização é o Dia Internacional dos Arquivos, 09 de junho, data de fundação do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), que este ano completa 75 anos de existência.

O Centro de Memória optou por participar da Semana promovendo uma visita com o intuito de estimular que o público venha conhecer o acervo da entidade. Diferentemente dos museus e bibliotecas, os arquivos e centros de memória não costumam ser destino de visitantes espontâneos, ficando mais ligados ao atendimento de pesquisadores especializados ou com demandas muito específicas.  Um dos principais objetivos da semana, para além de dar visibilidade aos acervos, é convidar o público a acessar as instituições dessa natureza por todo o Brasil e refletir sobre elas. Como define a equipe organizadora da Semana:

Essas preocupações apontam para a necessidade de que o uso dos registros documentais se dê como instrumento de promoção de pertencimento, por meio do qual todas, todes e todas tenham oportunidade de se reconhecer e promover reconhecimento com base em valores democráticos.

WhatsApp Image 2023-06-12 at 15.46.24Nesse sentido, a Semana Nacional de Arquivos estimula que a sociedade conheça o patrimônio documental nacional e o compreenda como parte da sua cidadania. A participação da SBPC nesta edição foi uma oportunidade de divulgar seu acervo, que é muito importante para a história da política científica no Brasil, e estimular a reflexão e o senso de pertencimento público sobre ele.

O Centro de Memória da SBPC

O Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH/SBPC) foi fundado em 17 de março de 2017, concretizando um antigo anseio da SBPC: preservar e divulgar sua memória por meio da documentação acumulada pela entidade nos seus 75 anos de história.

Em meados de 2023, o acervo soma aproximadamente 859 caixas de documentos textuais, 4 mil fotografias analógicas, 7 mil fotografias nato digitais, 700 fitas audiovisuais, 400 cartazes, 2.500 periódicos e publicações e 170 itens tridimensionais. A existência de um destino digno também é estimuladora de doações de diversos agentes da história da SBPC, cujas doações representam uma significativa contribuição para a formação do Centro de Memória.

Aberto de segunda a sexta feira das 10 às 17 horas para visitas agendadas.

Telefone: (11) 3355 2144 / E-mail: centrodememoria@sbpcnet.org.br

Bruno Roma, historiador do CMAIH/SBPC