Os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são os destaques de junho de 2023 do calendário “Ciência, povos originários e defensores da floresta”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2023-2024) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
Fundada em 8 de julho de 1948, a SBPC se orgulha muito dos seus 75 anos de história. Esses anos carregam consigo a criação de três periódicos de divulgação científica, um deles agraciado com dois prêmios José Reis e um Kalinga (Unesco). São 75 reuniões anuais já realizadas, o maior evento científico da América Latina, além de muitas reuniões regionais, diversas publicações, premiações e campanhas em prol da educação, meio ambiente e política científica.
Durante a Constituinte de 1988, a SBPC empenhou-se em articular a comunidade científica em torno de propostas para a elaboração da Carta Magna. O resultado desse esforço foi a proibição de armas nucleares e a contribuição para os capítulos dos povos indígenas, do meio ambiente, da educação e ciência & tecnologia. Esse último, incentivador da criação de fundações de amparo à pesquisa e do seu financiamento. Depois das constituintes estaduais, também com a participação da entidade, 21 estados da Federação passaram a contar com agências financiadoras de pesquisa.
Mais do que lutar por investimento em ciência, acessibilidade e difusão do conhecimento, educação pública de qualidade e um meio ambiente equilibrado, a SBPC buscou demonstrar que nada disso é possível sem participação social e redução das desigualdades. Nesse sentido, a entidade também se notabilizou pela humanização da agenda acadêmica e pelo engajamento em assuntos antes evitados pelos cientistas. Assim, a SBPC chega aos seus 75 anos contando com 3.184 sócios, 12 sócios institucionais, 170 sociedades científicas afiliadas e uma determinante atuação pelo aprimoramento das políticas públicas no Brasil.
Nesta edição, que cobre o período de janeiro de 2023 a junho de 2024, a entidade tem como objetivo homenagear pessoas, organizações e instituições que lutam em defesa de territórios, da inviolabilidade de suas culturas, dos saberes e pela valorização das populações originárias brasileiras.
Entre as personalidades, a obra destaca Chico Mendes, Dorothy Stang, Paulo Vanzolini, Bruno Pereira, Dom Phillips e Maxciel Pereira dos Santos, entre outros.
Faça aqui o download do calendário.
Jorna da Ciência