SBPC promove debate sobre liberdade de imprensa

O evento online será realizado nesta quarta-feira, 5 de julho, às 18h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realiza nesta quarta-feira, 5 de julho, às 18h, um debate virtual sobre liberdade de imprensa intitulado “Snowden e Assange: o dever de verdade e os poderes constituídos”. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

Coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, o debate contará com a participação de Eugenio Bucci, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, e Natalia Viana, co-fundadora e diretora executiva da Agência Pública.

No dia 28 de junho, veio a público que cientistas, jornalistas, professores, sindicalistas, lideranças da sociedade civil e entidades reuniram quase 3 mil assinaturas em um manifesto solicitando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conceda asilo político ao ativista australiano Julian Assange, fundador do WIkileaks. Assange está preso em Londres, no Reino Unido, onde enfrenta uma batalha contra sua extradição aos EUA, em uma novela de perseguição política que se prolonga há mais de uma década.

Divulgada em primeira-mão na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, no dia 27 de junho, a carta propõe ao presidente Lula que promova um esforço internacional para negociar o asilo político com o governo britânico e ressalta o apoio já manifesto de personalidades mundialmente reconhecidas, como Leonardo Di Caprio, Chico Buarque, Anitta, jornalistas ganhadores do Prêmio Pulitzer, como Seymour Hersh, e o Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel.

A SBPC é uma das entidades que apoiam a iniciativa, tendo como signatários do documento seu presidente, Renato Janine Ribeiro, sua vice-presidente, Fernanda Sobral, membros da Diretoria, do Conselho e presidentes de honra.

Em 23 de junho, o boletim JC Notícias, da SBPC,  publicou uma seção especial dedicada ao caso Julian Assange e a necessária defesa da liberdade de imprensa. No editorial que abria o debate sobre o tema, Renato Janine Ribeiro classificou como vil o tratamento imposto a Assange nesses últimos 11 anos e afirmou que a entidade o considera um “herói de nosso tempo”. “Criminalizar jornalistas ou veículos de imprensa por divulgar informações de interesse público sobre as ações políticas dos governos é condenar à corrosão os pilares da democracia”, disse no artigo, disponível neste link.

Serviço:

Debate “Snowden e Assange: o dever de verdade e os poderes constituídos”

Dia: 5 de julho

Hora: 18h

Trasmissão pelo canal da SBPC no YouTube

 

Jornal da Ciência