Na história da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sempre houve a visão de que a comunicação é essencial para a difusão científica. A entidade criou e administrou uma série de veículos, como a Ciência & Cultura (lançada logo após sua fundação, em 1949), a Ciência Hoje (criada em 1982), e a Ciência Hoje das Crianças (1986). Mas havia a necessidade de criar um veículo com ritmo para levar as últimas notícias ao público mais rapidamente. Em um cenário de redemocratização do Brasil, nascia, em 22 de julho de 1985, o primeiro informativo semanal da SBPC, hoje conhecido como o Jornal da Ciência.
“Com alguns canais de divulgação científica estabelecidos para adultos e público infantil, a SBPC sentia falta de um veículo de comunicação mais ágil, que pudesse servir de interlocução com o recém-iniciado governo de José Sarney, em 1985, que acabara de criar o Ministério da Ciência e Tecnologia. O Brasil inaugurava o processo de redemocratização e a comunidade científica via nesse idealizado veículo a possibilidade não só de debater as propostas dos pesquisadores para a formulação de uma política científica para o país, como também participar desse processo, com suas críticas e sugestões”, explicam as pesquisadoras Germana Barata e Graça Caldas, na obra Ciência para o Brasil.
Inicialmente chamado de “Informe Ciência Hoje”, o novo veículo foi lançado durante a 37ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Começou apresentando-se, em sua edição de número 0, como um “informativo experimental”, que buscava criar um meio de comunicação “rápido, regular e útil”: “O objetivo é manter todo mundo ligado – atentos aos fatos e unidos”, afirmava.
Como o seu nome antecipa, as primeiras edições vieram encadernadas nas revistas Ciência Hoje e reuniam notícias sobre políticas científicas e análises sobre as produções de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) no País.
“Em abril de 1990, o boletim passou a se chamar Jornal da Ciência Hoje, mais conhecido como ‘o amarelinho’, devido à cor de seu papel. Tinha circulação quinzenal e passou por várias mudanças gráficas e aperfeiçoamento editorial, sem abrir mão de uma postura crítica. Era enviado regularmente, de forma gratuita, pelo correio, aos sócios da SBPC, pesquisadores e alunos de pós-graduação que estudavam fora do Brasil”, complementam as pesquisadoras.
A internet era uma grande novidade no País quando, em 1992, a SBPC lançou a primeira versão eletrônica de seu jornal, o SBPCHoje, disponível para usuário da rede BIT-NET. Em março de 1997, o boletim foi substituído pelo Jornal da Ciência Eletrônico, e apenas dois meses depois da mudança, a publicação ganhou um novo nome, JC E-mail, de periodicidade “quase diária”, segundo nota de divulgação no Jornal da Ciência. Sempre de forma gratuita, a assinatura era feita pela homepage da SBPC.
Nesse mesmo ano, o periódico impresso assumiu sua nomenclatura atual, de Jornal da Ciência. Em agosto de 2011, por conta dos altos custos de impressão e envio por correio, o popularmente conhecido “JC” passou a ser publicado somente em formato digital, em PDF, disponibilizado pelo site da SBPC, mas poucos anos depois voltaria a ser impresso.
Sempre atenta às transformações tecnológicas e aos hábitos do público, no dia 14 de agosto de 2014, a SBPC laçou um portal na internet para o Jornal da Ciência. Com esta versão, o jornal ganhava mais agilidade, como anunciado no comunicado da então presidente da SBPC, Helena Nader:
“O endereço eletrônico jornaldaciencia.org.br dará acesso aos conteúdos de divulgação científica brasileira, que há 29 anos vinham sendo publicados em papel pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O jornal quinzenal manteve-se como referência na divulgação de políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil, e é o que pretendemos continuar fazendo, agora de maneira mais dinâmica graças à agilidade que a internet permite.”
Hoje, o JC é disponibilizado ao público em três diferentes formatos: site, boletim e caderno. No site oficial, as notícias são atualizadas diariamente, conforme a cobertura dos atores políticos e novidades de pesquisas e instituições. Em breve, uma versão mais moderna do site será lançada, por ocasião das celebrações dos 75 anos da SBPC.
O boletim JC Notícias mantém a característica de informativo diário, reunindo as principais notícias – do Brasil e do mundo – sobre a política científica e tecnológica e diversos temas caros aos seus leitores. Atualmente, a newsletter é enviada por e-mail a mais de 15 mil assinantes. Em janeiro de 2023 foi lançada uma nova seção no JC Notícias, chamada “Especial da Semana”, onde, a cada sexta-feira, é proposta uma reflexão sobre um assunto que foi destaque na imprensa nacional e internacional.
Mas a publicação tradicional continua, com o novo nome de “Jornal da Ciência Especial”, produzida bimestralmente e dedicada a coberturas mais aprofundadas e analíticas de temas diversos. Sua impressão foi novamente interrompida em 2020, com a pandemia de coronavírus, porém todas as edições estão disponíveis para download gratuito no site do jornal.
Por fim, em junho de 2022 foi criado o podcast “O Som da Ciência”, com o objetivo de levar a informação científica conforme a evolução no consumo de mídias. Produzido pela mesma equipe que atua no Jornal da Ciência, o podcast conta com 35 episódios, está em sua 5ª temporada e pode ser ouvido nas principais plataformas de hospedagem.
Para a diretora da SBPC, Fernanda Sobral, a multiplicidade dos produtos de comunicação da entidade mostram o compromisso da SBPC em difundir a Ciência, mas sempre se atualizando e acompanhando as formas de consumo à informação:
“Os veículos de comunicação da SBPC refletem os acontecimentos do mundo científico, como também os grandes desafios do nosso País. Além de acompanhar esse contexto, também têm se atualizado ao longo dos tempos. Esse é o caso da revista Ciência & Cultura, que agora é totalmente na forma digital, o JC Notícias, enviado por e-mail a todos os sócios e o Jornal da Ciência, em PDF, além do podcast O Som da Ciência. Continuamos com a tradição de divulgar ao público esses acontecimentos, mas sempre de olho nos novos processos de comunicação. Trata-se, então, de uma tradição atualizada”, diz Sobral, que nos últimos quatro anos tem atuado na supervisão do departamento de comunicação da SBPC.
Recontando o passado
Esta reportagem é parte de uma série especial para os 75 anos da SBPC, que serão comemorados no próximo sábado, dia 8 de julho.
A matéria utilizou trechos da obra “Ciência para o Brasil: 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, organizado por Helena Nader, Vanderlan Bolzani e José Roberto Ferreira, que está disponível para download gratuito no site da SBPC.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência