Dia do Pesquisador e Dia Nacional da Ciência

No dia em que a SBPC completou 75 anos de sua fundação, 8 de julho, a vice-presidente da entidade, Fernanda Sobral, falou, em entrevista ao telejornal EPTV 2ª Edição, sobre incentivos que levam os jovens para a carreira científica

Para celebrar o Dia do Pesquisador, Dia Nacional da Ciência e os 75 aos de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o telejornal Jornal da EPTV 2ª Edição – São Carlos/Araraquara, no sábado, 8 de julho, entrevistou pesquisadores brasileiros, que contaram um pouco sobre suas trajetórias e como é fazer ciência no Brasil.

Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, foi uma das entrevistadas. Ela ressaltou a importância de estimular desde cedo os interesses das crianças. “Se você fala para a criança ‘deixa de ser curiosa’, ela dificilmente vai se interessar por ciência. A curiosidade deve ser estimulada. É essa curiosidade dos porquês que leva os jovens seguir a carreira cienfífica”, afirma.

Sobral também falou da necessidade de investimentos públicos para fomentar a cultura científica no País. “Costumo dizer que nós temos, por exemplo, estudantes de pós-graduação, e mesmo de graduação, que são uma competência em progresso. Mas se não tiver investimento, essa competência não vai conseguir sobreviver e se manter. E aí, a nossa ciência paralisa”, afirmou.

A reportagem também conversou com Olival Freire Junior, diretor-científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criado em 1951. Segundo ele, o País vive um cenário otimista moderado no que diz respeito ao financiamento para esta área. “Estamos com um orçamento de R$ 1,6 bilhões, que ainda é pouco, mas permitiu reajustar as bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica que estavam sem aumento há mais de dez anos”, comentou.

Veja a reportagem completa no Jornal da EPTV 2ª Edição – São Carlos/Araraquara

Jornal da Ciência