A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram na última sexta-feira, 21 de julho, uma coletiva destinada à imprensa, para apresentar os destaques da 75ª Reunião Anual da SBPC, que acontece até o sábado, 29, no campus Centro Politécnico da UFPR. O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, a secretária-executiva da entidade, Claudia Linhares Sales e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmaram que o momento político atual do Brasil exige debates sobre Democracia e Ciência, o tema do evento.
Iniciando as falas, o reitor da UFPR destacou a linha do tempo da relação entre a Universidade e a SBPC. “A Universidade vai receber, pela sexta vez, a Reunião Anual da SBPC. E esse orgulho vem porque a última vez que nós recebemos a SBPC foi no ano de 1986, portanto, há 37 anos, e agora calha com esse momento histórico, bastante específico e importante que nós vivemos na nossa gestão e na gestão do professor Renato Janine Ribeiro. Será um evento grandioso, creio que o maior evento que nós organizamos nos últimos anos.”
Fonseca destacou que, além da UFPR, estão envolvidas na realização da Reunião Anual o ecossistema de ensino público de todo o Estado: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o instituto federal, além das sete universidades estaduais da região. Também participa a Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
“Eu quero registrar a todos o imenso envolvimento institucional que aconteceu para que essa Reunião Anual estivesse acontecendo. Diretamente, foram mais de 400 pessoas envolvidas. E esse esforço institucional, que foi imenso, se traduz agora numa ansiedade boa que nós temos para essa abertura. Eu convido todo mundo para dar um passeio no Centro Politécnico, onde ocorrerão as atividades da Reunião Anual, para ver a magnitude e a beleza desse evento”, disse.
O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, complementou o resgate histórico realizado pelo reitor da UFPR, e como a escolha do tema da 75ª Reunião Anual envolveu essencialmente a importância de refletir a Ciência no campo político.
“A última reunião anual realizada em Curitiba foi em 1986, primeiro ano da redemocratização do Brasil. Nós voltamos agora, pela sexta vez, no momento também de ressaca do período de ameaça à democracia. Nos últimos quatro anos, nós passamos por momentos difíceis com um governo que foi contra a vida, na medida em que fez uma campanha que favoreceu a disseminação da covid-19 ; foi contra o conhecimento, sabotou inúmeras iniciativas educacionais e cortou verbas da educação e da ciência. Por tudo isso, nós decidimos que o tema desta reunião seria ‘Ciência e Democracia para uma sociedade justa’. Nós escolhemos esse tema antes das eleições e estávamos muito preocupados então, porque a experiência mundial mostra que quando nós temos um governo negacionista, o segundo mandato dele é praticamente letal para a democracia, haja vista o que sucedeu e sucede na Hungria, Polônia e Índia. Agora, quando um governo inimigo da democracia é substituído, como aconteceu nos Estados Unidos e no Brasil, é possível começar a tratar essas feridas.”
Secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares Sales destacou a construção da programação e as comemorações que carregam o ano de 2023.
“É muito emblemático, para nós, que nossa Reunião Anual seja em Curitiba, no momento de comemoração dos 110 anos da Universidade Federal do Paraná e dos 75 anos da SBPC. A nossa Reunião Anual tem uma programação científica que é construída a muitas mãos. Essa programação envolve as 177 sociedades científicas afiliadas da SBPC, então, envolve também a instituição parceira. E nisso, a Universidade Federal do Paraná foi magnífica, muitas das atividades, a maioria, eu diria, vieram da cooperação e da colaboração da UFPR e das universidades parceiras”, destacou.
Entre segunda e sexta-feira (23 a 28 de julho), a programação da 75ª Reunião Anual contará com 60 conferências, 87 mesas redondas, 13 sessões especiais e 11 painéis. Além disso, em paralelo ocorrerão as sessões de pôsteres, com mais de 250 trabalhos que serão apresentados, além de painéis diários com foco em tecnologia e inovação na tenda da ExpoT&C.
“Nessa programação, serão debatidos os problemas atuais da nossa sociedade, os que mais nos inquietam hoje. Nós vamos discutir desde nanotecnologia até a inteligência artificial, passando pelo papel das ciências humanas, fusão nuclear, chatGPT e, claro, falar muito da Amazônia e dos impactos das mudanças climáticas”, concluiu.
A programação completa da 75ª Reunião Anual está disponível no site oficial do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/
Rafael Revadam – Jornal da Ciência