Direitos humanos, inclusão e meio ambiente se destacam na programação de quarta-feira da 75ª Reunião Anual da SBPC

Serão cerca de 35 atividades promovidas pela SBPC, UFPR e sociedades afiliadas, em formatos presencial, virtual e híbrido

Meio Ambiente, inclusão e direitos humanos se destacam na programação científica desta quarta-feira, 26 de julho, da 75ª Reunião Anual da SBPC. Serão cerca de 35 atividades de diversos temas promovidas pela SBPC, UFPR e sociedades afiliadas, em formatos presencial, virtual e híbrido.

O dia se inicia, às 9h30, com a conferência “A Amazônia próxima de um ponto de não retorno: por que é necessária uma economia de floresta em pé?” que será apresentada por Carlos Afonso Nobre, um dos mais renomados climatologistas do País e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas. Apresentado por Paulo Artaxo, professor-titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e  vice-presidente da SBPC, a atividade será no auditório 02 (1ª andar) – Engenharia Química.

Em outra mesa-redonda, desta vez às 16h, especialistas debaterão “Mudanças climáticas: impactos no clima e biodiversidade do Brasil e a construção de uma sociedade sustentável”. A atividade, que também será coordenada por Artaxo, contará com Moacyr Araújo, vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor associado do Departamento de Oceanografia (DOCEAN), Alice Marlene Grimm, professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mariana Moncassim Vale, professora do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Marcia Cristina Bernardes Barbosa, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O debate será no auditório 02 (1º andar) – Engenharia Química.

No decorrer do dia, algumas atividades abordarão temas em torno de diretos humanos, sendo duas delas com foco em acessibilidade e inclusão. Na parte da manhã, às 9h30, Décio Nascimento Guimarães, coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), irá apresentar a conferência “Nós” na ciência: em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A atividade, que será apresentada por Washington Cesar Shoiti Nozu, professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), será realizada na sala EQ-11, da Engenharia Química.

Das 13h às 15h, “Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na educação e na divulgação científica” será tema de mesa-redonda realizada no auditório 01 (Térreo) da Engenharia Química, que contará com participantes com deficiência. A atividade será coordenada por Fernanda Santana, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e terá Décio Nascimento Guimarães, professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Henrique Magnani Xavier de Lima, professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), como participantes.

Seguindo a temática do evento, às 13h a mesa-redonda “Autoritarismos na tradição brasileira – permanências e democratização” reunirá especialistas como Maria Pia dos Santos Lima Guerra Dalledone, professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Claudia Paiva Carvalho, professora de Direito do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Heloisa Fernandes Câmara, professora de Teoria do Estado e Ciência Política na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O debate será no Auditório Leo Grossmann – Ed. Blocos Didáticos.

Educação também está entre os temas debatidos de quarta-feira. Dentre os destaques está a mesa-redonda “O papel das universidades públicas na reconstrução do Brasil”, que reunirá os reitores das universidades do Paraná, Minas Gerais, Pará e ABC. A atividade será às 13h no auditório 02 (1º andar) da Engenharia Química.

Já a temática “Pós-graduação no Brasil: avaliação e perspectivas” será debatida na mesa-redonda das 16h, que será realizada no auditório da Química. Coordenada por Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, vice-presidente da SBPC e professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), a atividade contará com a participação de Carlos Benedito de Campos Martins, professor da UnB, Esper Abrão Cavalheiro, professor titular do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), e Robério Rodrigues Silva, professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A quarta-feira contará com três debates preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro será às 13h abordando a “Divulgação científica e popularização da ciência”. Às 16h, o assunto é “A avaliação e o financiamento da infraestrutura para a pesquisa de projetos estruturantes”. Em seguida, às 18h30, discutirão “A organização geral da conferência”. Todas as discussões serão realizadas no auditório Central – Ed. Setor Tecnologia (1º andar).

Transmissão

As atividades da 75ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios “Leo Grossmann” e do auditório Central do prédio da Tecnologia terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas nos auditórios 01 (Térreo) e 02 (1º andar) do prédio da Engenharia Química e no auditório do anfiteatro do prédio da Química, serão transmitidas pelo canal da UFPR.

A 75ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 29 de julho no Centro Politécnico da UFPR.

Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Jornal da Ciência