Em carta endereça ao presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) manifestou seu apoio à moção “Promoção da Igualdade de Gênero – 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – e enfrentamento ao assédio moral, sexual, institucional e demais formas de violência de gênero nas universidades brasileiras”. O texto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, realizada no dia 27 de julho, na UFPR, durante a sua 75ª Reunião Anual, e encaminhada à Fundação no dia 15 de agosto.
Na carta, a Fapepi atesta que processo discriminatório é histórico e precisa ser combatido “de forma sistemática e contínua”, especialmente neste momento de crescente violência contra a mulher nos diferentes espaços sociais.
A Fapepi afirma ainda que, em parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres, tem realizado atividades de enfrentamento a todas as formas de violência de gênero nas instituições públicas. “De modo, a atingir o objetivo do Programa de difundir novas concepções na gestão organizacional, combatendo desta forma a discriminação e desigualdade praticadas no ambiente de trabalho, buscando promover a equidade de gênero, raça e diversidade no que diz respeito às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção, praticada por esta Fundação ao longo dos anos”, escreveu.
Veja aqui a carta na íntegra.
Jornal da Ciência