Andifes se une à SBPC e outras entidades para promover o Dia de Luta pela Democracia Brasileira

Em carta, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior convoca todas as Universidades, Cefet’s e Ifet’s a realizar atividades no dia 5 de outubro: “É importante que as IFES, que tanto se empenharam estes anos na preservação da democracia, estejam unidas nesta iniciativa, que desejamos que cresça nos próximos anos”

Leia o convite:

A ANDIFES uniu-se a quase cem outras entidades, científicas ou da sociedade civil, entre elas a SBPC, a ABC e a ABI, para promover um Dia de Luta pela Democracia Brasileira, a ser realizado anualmente a partir deste ano. Nosso objetivo é alertar a sociedade e educar, em especial os mais jovens, sobre os valores inarredáveis da democracia, além de expressarmos o nosso repúdio à ditadura, à tortura e à censura, que pareciam mortas e enterradas, mas que, nos últimos anos, conseguiram inesperado e assustador apoio no Brasil e em outros países. Esta é, portanto, uma iniciativa da sociedade civil brasileira.

Em duas assembleias das entidades, uma em junho e outra em setembro, decidimos fixar o dia 5 de outubro para o evento, data da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Convidamos todas as Universidades, Cefet’s e Ifet’s a realizar atividades no dia 5 de outubro, focadas nos valores da democracia e no necessário alerta contra o que uma ditadura traz: supressão das liberdades, miséria, fome, dentre tantas outras mazelas. Pedimos que destaquem, nos eventos em suas instituições, tanto o significado negativo e perverso das ditaduras, quanto os ganhos em liberdade e qualidade de vida proporcionados pelo regime democrático – que o Brasil ainda necessita consolidar, criando uma cultura vibrante de valores positivos, como a igualdade de oportunidades para todos, já iniciada com a política de ação afirmativa que tanto democratizou o acesso ao ensino superior público e gratuito.

Sugerimos, então, que sejam realizadas no próximo dia 5 de outubro conferências, mesas redondas, simpósios, ou eventualmente minicursos, que tratem da importância da democracia. Sabemos que o prazo é curto, mas acreditamos no valor desta iniciativa. Cada instituição pode, a seu critério, definir a programação que achar mais adequada. Pedimos ainda que nos transmita informação sobre as atividades programadas, apenas evitando o horário das 14h às 16h do dia 5 de outubro, quando pretendemos realizar uma mesa redonda única no Brasil todo, para a qual pediremos sua divulgação.

É importante que as IFES, que tanto se empenharam estes anos na preservação da democracia, estejam unidas nesta iniciativa, que desejamos que cresça nos próximos anos.

Em breve enviaremos a arte da atividade, que poderá ser utilizada por cada Instituição.

Atenciosamente,

Márcia Abrahão Moura, Presidente da Andifes

Vice-presidente: Reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN)

Vice-presidente: Reitora Lucia Campos Pellanda (UFCSPA)

Vice-presidente: Reitor Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM)

Vice-presidente: Reitor Valder Steffen Júnior (UFU)