SBPC celebra Dia de Luta pela Democracia Brasileira em 5 de outubro

Instituições, organizações e comunidade acadêmica de todo o País são convidadas a participar, com realização de atividades que proponham uma reflexão sobre tanto o horror que há nos regimes ditatoriais quanto as qualidades da democracia. SBPC realiza atividade às 14h, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube

3-de-outubro-16h-13A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quinta-feira, 5 de outubro, às 14h, o “Ato de Luta pela Democracia Brasileira”.

O evento online terá a participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; do ex-deputado federal, Alessandro Molon, do ex-deputado Hermes Zaneti, que participou da Constituinte na década de 1980, do diretor executivo da ICTP.br, Fábio Guedes Gomes, e da jornalista Hildegard Angel. A atividade será coordenada pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. A transmissão será pelo canal da SBPC no YouTube, www.youtube.com/canalsbpc.

Com cerca de cem entidades científicas e associações da sociedade civil, a SBPC idealizou a criação do Dia de Luta pela Democracia Brasileira, a ser celebrada em 5 de outubro, dia em que foi promulgada a Constituição Federal de 1988.

Instituições, organizações e comunidade acadêmica de todo o País são convidadas a participar, com realização de atividades que proponham uma reflexão sobre tanto o horror que há nos regimes ditatoriais – repressão, censura, tortura e, também, fome e miséria – quanto as qualidades da democracia.

As iniciativas encaminhadas para a SBPC até 3 de outubro serão publicadas em nossos sites e amplamente divulgadas em nossas redes sociais. Para participar da programação, preencha o formulário neste link: https://forms.gle/MZfyoLSb1EWP5q377.

A SBPC também disponibiliza o arquivo aberto da arte para divulgação das iniciativas nas redes sociais aqui.

Veja abaixo a mensagem com o convite do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, para que as entidades, instituições participem:

Prezados companheiros e companheiras,

Como sabem, a SBPC deflagrou um movimento, ao qual se uniram perto de cem outras entidades, científicas ou da sociedade civil em geral, entre elas a SBPC, a ABC, a ABI, para promover todo ano um Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Nosso objetivo é alertar a sociedade e educar, em especial os mais jovens, nos valores da democracia e no repúdio à ditadura, à tortura, à censura, que pareciam mortas e enterradas, mas nos últimos anos conseguiram inesperado e assustador apoio, no Brasil e em outros países. Esta é uma iniciativa da sociedade civil brasileira. Não é, por enquanto pelo menos, uma ação estatal.

Em duas assembleias das entidades, uma em junho e outra em setembro, decidimos fixar para a comemoração o dia 5 de outubro, data da Constituição Federal de 1988. Lembramos e destacamos as frases do dr. Ulysses Guimarães na cerimônia de sua promulgação: Lembramos a frase inicial do histórico discurso do Dr. Ulysses Guimarães na cerimônia de sua promulgação: “Declaro promulgada. O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil”, disse ele. Mais adiante, acrescentou: “Temos ódio e nojo à ditadura. Traidor à Constituição é traidor da Pátria”.

Convidamos sua instituição, organização, universidade, nas pessoas de todos os membros da respectiva comunidade acadêmica, a realizar atividades no dia 5 de outubro, focadas nos valores da democracia e no necessário alerta contra uma ditadura que traz: supressão das liberdades, miséria e fome. Pedimos que realce tanto o aporte negativo das ditaduras, quanto os ganhos em liberdade e qualidade de vida proporcionados pelo regime democrático – que o Brasil ainda necessita consolidar, criando uma cultura vibrante de valores positivos, como a igualdade de oportunidades para todos, já iniciada com a política de ação afirmativa que tanto democratizou o acesso ao ensino superior público e gratuito.

Como disse Ulysses na sua frase final do discurso da promulgação da constituição cidadã: “Termino com as palavras com que comecei esta fala: a nação quer mudar. A nação deve mudar. A nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança”.  Que a mudança comece pela defesa intransigente da democracia e da solidariedade.

Pedimos, então, que realize neste dia conferências, mesas redondas, simpósios, eventualmente minicursos, que tratem destes temas. Sabemos que o prazo é curto, mas acreditamos no valor desta iniciativa. Pedimos ainda que nos transmita informação sobre as atividades programadas, apenas evitando o horário das 14h às 16h do dia 5 de outubro, quando pretendemos realizar uma mesa redonda única no Brasil todo, para a qual pediremos sua divulgação.

É importante que toda a comunidade científica brasileira – as IES, as sociedades científicas, os Institutos de Ciência e Tecnologia – que tanto se empenhou estes anos na preservação da democracia, esteja unida nesta iniciativa, que desejamos cresça nos próximos anos.

Saudações acadêmicas,

Renato Janine Ribeiro

Presidente da SBPC

Jornal da Ciência