Mobilizações da sociedade civil e comunidade científica, em diferentes frentes, buscam instituir o dia 5 de outubro, marco da promulgação da Constituição brasileira, como data para celebrar a democracia no Brasil. A Carta completa nesta quinta-feira 35 anos. O objetivo em comum desses movimentos é fortalecer os valores democráticos na sociedade brasileira e a memória nacional sobre a conquista da retomada do regime político no país.
Uma das propostas foi lançada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e já reúne o apoio de quase cem entidades, entre elas a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A ideia é promover anualmente um Dia de Luta pela Democracia Brasileira. O atual presidente da SBPC, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, explica que a intenção é educar, principalmente os mais jovens, e alertar e reagir a demonstrações de apoio de uma parcela da população brasileira à ditadura, o que também tem ocorrido em outras partes do mundo.
Leia na íntegra: O Globo
O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.