Em carta endereçada ao presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) manifestou seu apoio à moção “Promoção da Igualdade de Gênero – 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – e enfrentamento ao assédio moral, sexual, institucional e demais formas de violência de gênero nas universidades brasileiras”. O texto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, realizada no dia 27 de julho, na UFPR, durante a sua 75ª Reunião Anual, e encaminhada à Capes no dia 15 de agosto.
No documento, a entidade reafirma seu apoio “contínuo na luta pela igualdade de gênero e no enfrentamento das desigualdades e das formas de discriminação” e lista as ações realizadas para valorização da participação feminina.
Na próxima quarta-feira, dia 11, a Capes divulgará a sua Cartilha de Prevenção aos Assédios Moral e Sexual, cujo lançamento ocorrerá no Auditório Anísio Teixeira, ocasião em que haverá três palestras sobre o tema.
Jornal da Ciência