A contagem regressiva para o evento científico mais esperado da América Latina começou. A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, mas desde julho passado a equipe organizadora já está traçando os planos para este evento, que acontecerá na Universidade Federal do Pará, em Belém (PA), no coração da Amazônia, com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.
No dia 28 de setembro, houve a primeira reunião da Comissão da Programação Científica (CPC) e ambas SBPC e UFPA já estão recebendo propostas para mesas redondas, conferências, sessões especiais, minicursos e sessão de pôsteres.
As propostas das Sociedades Científicas Afiliadas, diretores, conselho e sócios institucionais diamante e ouro da SBPC estão sendo recebidas desde o dia 10 de outubro, e o prazo para cadastramento se encerra em 20 de novembro. Já a Comissão Local, da UFPA, lançou o edital para recebimento de propostas no final de setembro, com deadline até 30 de outubro – as informações podem ser conferidas neste link.
A programação científica da Reunião Anual é determinada pela CPC, designada pela Diretoria da SBPC, com dois representantes da Comissão Executiva Local (CEL), da UFPA. Uma comissão local fará uma triagem das propostas recebidas da comunidade do Pará a serem enviadas para aprovação da CPC geral. A sugestões encaminhadas serão analisadas e a programação preliminar da Reunião Anual deve ser divulgada até maio de 2024.
Serão aceitos trabalhos relacionados diretamente ao tema central da Reunião. Além do tema central, a programação também abordará subtemas, como Energias Renováveis, Educação, Saúde, Cidades, Inclusão, Economia, Democracia, Meio Ambiente, Novas Tecnologias, Segurança e pesquisas de ponta, entre outros assuntos. Os temas prioritários têm o propósito de estimular a apresentação de propostas.
De acordo com Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, espera-se receber número significante de propostas que antecipem alguns dos debates a serem travados para a COP-30 (30a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) a ser realizada em Belém em 2025, tendo em vista que o impacto das mudanças climáticas só pode ser mensurado e enfrentado com ciência e vontade política das nações.
O site oficial e as inscrições para a 76ª Reunião Anual da SBPC serão lançados em breve. Fique de olho em nossos canais e prepare-se para uma semana extraordinária de descobertas e inovação!
Jornal da Ciência