Educação e Ciência sempre: confira as ações da SBPC em outubro

A entidade está presente e atenta às lutas por políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e dos direitos humanos

Neste momento em que o Brasil reencontra os valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém a luta em prol de seus ideais e pela reconstrução do país.

Desde a sua fundação, em 1948, a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais para a sociedade e para a ciência brasileira. O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

OUTUBRO

No dia 3 de outubro, a SBPC divulgou e resposta do MEC à moção da entidade de apoio à educação básica, laica e universal.

No mesmo dia, a entidade divulgou que a UFPA lançou o edital para seleção de propostas locais para 76ª Reunião Anual.

No dia 5, a SBPC e cerca de cem entidades de todo o País promoveram o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. No dia do evento, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, divulgou algumas reflexões para as atividades.

No Ato em Defesa da Democracia Brasileira, realizado pela SBPC no 5 de outubro, especialistas apontaram caminhos para que não ocorram mais ameaças políticas à liberdade democrática.

No dia seguinte, 6 de outubro, o senador Fabiano Contarato manifestou apoio ao Dia Nacional de Defesa da Democracia. O parlamentar foi ao plenário do Senado Federal e leu manifesto publicado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, com a presidente da ABC, Helena Nader, e Fábio Guedes Gomes, diretor-executivo da ICTP.br.

A SBPC divulgou no dia 6 as respostas do Governo do DF e de MG à moção de repúdio à plantação de soja e milho irrigados no Corredor Ecológico Capivara.

Em reunião realizada no dia 9 com representantes da SBPC e de sociedades científicas afiliadas, presidentes de órgãos federais apresentaram a situação das agências de financiamento em 2023 e os planos para o próximo ano.

No dia 10, a SBPC divulgou que a Capes respondeu à moção por igualdade de gênero e enfrentamento do assédio nas universidades brasileiras.

SBPC divulgou que está com o edital 2023 aberto do “SBPC vai à Escola” no dia 10 de outubro.

As entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, entre elas a SBPC, se manifestaram no dia 11 de outubro em apoio à PEC31/2023, que tem como principal objetivo elevar, de maneira gradual, os investimentos em CT&I para o limite de 2,5% do PIB.

Em carta enviada ao Ministério da Educação, no dia 14 de outubro, as entidades que compõem a ICTP.br lamentaram e manifestaram preocupação com os cortes e bloqueios orçamentários na instituição.

No dia 16 de outubro, a entidade divulgou vídeo mostrando a observação do eclipse solar de 14 outubro na Paraíba. Grupo de diretores e representantes da SBPC, astrônomos e estudantes foi até Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras (PB), localização que teve uma das vistas mais privilegiadas do fenômeno.

SBPC abriu matrículas para novo ciclo dos cursos bimestrais no dia 16. São 47 webminicursos de várias áreas do conhecimento, com direito a certificado de participação.

As entidades que compõem a ICTP.br divulgaram no dia 17 a nota “Mais liberdade e menos burocracia para a Ciência brasileira”.

No dia seguinte, 18 de outubro, as entidades que compõem a ICTP.br divulgaram a nota “Por mais segurança para o sistema de pagamentos de bolsas de estudos e pesquisa do Brasil”. “Cancelamentos, interrupções no fluxo de pagamentos e atrasos em virtude de contingenciamentos orçamentários e bloqueios financeiros atrasam o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, além de constranger o trabalho e a vida de milhares de estudantes e pesquisadores”, alertou.

SBPC divulgou nota condenando o terror e defendendo a paz no dia 18.

No dia 23 de outubro a SBPC divulgou nota repudiando ataque à liberdade acadêmica.

No dia 24, a SBPC realizou um debate sobre a missão da ONU em conquistar a paz. Para especialistas, organização deve repensar sua articulação ou seguirá fracassando em seu objetivo de promoção da paz.

resposta do Governo do DF à moção da SBPC de repúdio contra a continuidade das Escolas Cívico-Militares por governadores foi divulgada no dia 26.

Diversas entidades, dentre elas a SBPC, divulgaram a nota “A Fapemig precisa ser protegida”, no dia 30.

No mesmo dia, a comunidade científica protestou contra intervenção do Governo de Minas Gerais na Fapemig. Em nota, SBPC e ABC disseram que “unem suas vozes às dos cientistas mineiros que defendem a conservação e aprimoramento desse importante patrimônio do Estado de Minas Gerais e do Brasil, que é a Fapemig”.

Jornal da Ciência