Neste momento em que o Brasil reencontra os valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém a luta em prol de seus ideais e pela reconstrução do país.
Desde a sua fundação, em 1948, a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais para a sociedade e para a ciência brasileira. O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.
Fique por dentro e faça parte!
OUTUBRO
No dia 3 de outubro, a SBPC divulgou e resposta do MEC à moção da entidade de apoio à educação básica, laica e universal.
No mesmo dia, a entidade divulgou que a UFPA lançou o edital para seleção de propostas locais para 76ª Reunião Anual.
No dia 5, a SBPC e cerca de cem entidades de todo o País promoveram o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. No dia do evento, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, divulgou algumas reflexões para as atividades.
No dia seguinte, 6 de outubro, o senador Fabiano Contarato manifestou apoio ao Dia Nacional de Defesa da Democracia. O parlamentar foi ao plenário do Senado Federal e leu manifesto publicado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, com a presidente da ABC, Helena Nader, e Fábio Guedes Gomes, diretor-executivo da ICTP.br.
A SBPC divulgou no dia 6 as respostas do Governo do DF e de MG à moção de repúdio à plantação de soja e milho irrigados no Corredor Ecológico Capivara.
Em reunião realizada no dia 9 com representantes da SBPC e de sociedades científicas afiliadas, presidentes de órgãos federais apresentaram a situação das agências de financiamento em 2023 e os planos para o próximo ano.
No dia 10, a SBPC divulgou que a Capes respondeu à moção por igualdade de gênero e enfrentamento do assédio nas universidades brasileiras.
A SBPC divulgou que está com o edital 2023 aberto do “SBPC vai à Escola” no dia 10 de outubro.
No dia 16 de outubro, a entidade divulgou vídeo mostrando a observação do eclipse solar de 14 outubro na Paraíba. Grupo de diretores e representantes da SBPC, astrônomos e estudantes foi até Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras (PB), localização que teve uma das vistas mais privilegiadas do fenômeno.
A SBPC abriu matrículas para novo ciclo dos cursos bimestrais no dia 16. São 47 webminicursos de várias áreas do conhecimento, com direito a certificado de participação.
As entidades que compõem a ICTP.br divulgaram no dia 17 a nota “Mais liberdade e menos burocracia para a Ciência brasileira”.
No dia seguinte, 18 de outubro, as entidades que compõem a ICTP.br divulgaram a nota “Por mais segurança para o sistema de pagamentos de bolsas de estudos e pesquisa do Brasil”. “Cancelamentos, interrupções no fluxo de pagamentos e atrasos em virtude de contingenciamentos orçamentários e bloqueios financeiros atrasam o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, além de constranger o trabalho e a vida de milhares de estudantes e pesquisadores”, alertou.
A SBPC divulgou nota condenando o terror e defendendo a paz no dia 18.
No dia 23 de outubro a SBPC divulgou nota repudiando ataque à liberdade acadêmica.
No dia 24, a SBPC realizou um debate sobre a missão da ONU em conquistar a paz. Para especialistas, organização deve repensar sua articulação ou seguirá fracassando em seu objetivo de promoção da paz.
A resposta do Governo do DF à moção da SBPC de repúdio contra a continuidade das Escolas Cívico-Militares por governadores foi divulgada no dia 26.
Diversas entidades, dentre elas a SBPC, divulgaram a nota “A Fapemig precisa ser protegida”, no dia 30.
No mesmo dia, a comunidade científica protestou contra intervenção do Governo de Minas Gerais na Fapemig. Em nota, SBPC e ABC disseram que “unem suas vozes às dos cientistas mineiros que defendem a conservação e aprimoramento desse importante patrimônio do Estado de Minas Gerais e do Brasil, que é a Fapemig”.
Jornal da Ciência