Pela primeira vez a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza a tradicional reunião da SBPC no Acre. O evento é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A reunião será realizada no período de 22 a 27 de julho de 2014, na Universidade Federal do Acre, Ufac, com apoio do governo do Estado.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia, Sect, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre, Fapac, Instituto de Tecnologia do Acre, Funtac e Instituto de Mudanças Climáticas, IMC participam da “Expo T&C” que é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação, feita em estandes que reúnem centenas de expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, instituições governamentais, agências de fomento e organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Já a Secretaria de Educação e esporte do Estado está organizando, juntamente com a Ufac, a “SBPC Jovem e Mirim” que tem a intenção de despertar o interesse de estudantes, do ensino básico (fundamental e médio) e profissionalizante, pela ciência e tecnologia. Suas atividades são gratuitas, de acesso livre ao público em geral.
O governo do Acre participa ainda da SBPC Extrativista, por meio do IMC, apoiando e organizado o evento que irá mostrar e discutir ciência e tecnologia voltadas para o extrativismo, com o objetivo de unir experiências para o desenvolvimento sustentável, bem como propor desafios e estratégias para superá-los.
O evento também contará com a participação da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), que irá instalar uma tenda de atendimento com a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de ações de prevenção e promoção da saúde realizadas durante a SBPC.
A 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) apresenta ainda: Sessão de Pôsteres e Jornada Nacional de Iniciação Científica e SBPC Cultural. Além das inovações desta edição, que são: Dia da Família na Ciência, SBPC Indígena e Associações Científicas Estrangeiras.