A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE) realiza nesta quinta-feira, às 16h, o lançamento do e-book “Memórias da SBPC Regional de Pernambuco”. O evento será às 16h00, no Salão Nobre da UFRPE, em Recife.
O livro é resultado do esforço conjunto das autoras e autores, Maria do Carmo Figueredo Soares (UFRPE), George Felix Cabral de Souza – UFPE, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão – UFRPE, Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira – UFRPE, Marília Regina Costa Castro Lyra – IFPE, José Antonio Aleixo da Silva – UFRPE, Chiara Natércia França Araújo – UFRPE, Rosilene Dias Montenegro – UFCG e Eric Bem Santos – Doutorando da UFRPE, e das organizadoras da obra, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão. A produção é por conta da Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
A publicação já está disponível para download gratuito neste link: http://editora.ufrpe.br/node/315.
O objetivo da obra é sistematizar os recortes da história institucional para contribuir no processo de visibilização e preservação da memória social. O projeto foi iniciado a partir da problematização realizada pela secretária-regional Maria do Carmo Figueredo Soares, à frente da SBPC-PE no biênio 2019-2021, sobre a história institucional dessa representação estadual da entidade. Este primeiro momento foi seguido por pesquisas de fontes primárias e secundárias, diálogos e escritas de depoimentos por ex-secretários e secretárias regionais, diálogos com outras instituições e muito apoio do Centro de Memória “Amélia Império Hamburger”, no foi possível consultar fontes minuciosamente preservadas.
São quase 72 anos de existência desta Regional, um período em Pernambuco no qual foram consolidadas universidades públicas, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco e os Institutos Federais de Pernambuco; a Facepe, Fundação de Amparo à Ciência de Pernambuco e o Espaço Ciência, todos momentos da história na qual a ciência evoluiu no mundo, no Brasil e nesse Estado do Nordeste brasileiro.
A SBPC faz parte da história científica de Pernambuco desde o início da década de 1950. A Secretaria Regional foi exercida por cientistas de diferentes áreas do conhecimento, pessoas que representavam lideranças em outras instituições de ensino, de pesquisa e de saúde.
Pontuar a memória institucional da SBPC consistiu em um trabalho de busca, pesquisa, organização e disponibilização para ressaltar uma parcela da história que, inclusive, envolve outras instituições. Isso significa preservar a memória do pioneirismo das pessoas e instituições que contribuíram para a existência de cursos de graduação, grupos de pesquisa, cursos de pós-graduação e laboratórios em diversas áreas do conhecimento, entre outras conquistas sociais que envolvem o cotidiano científico.
O texto de registro da memória está organizado a partir de muitos fios, configurando uma rede que compõe, até a atualidade, a trajetória da ciência atrelada aos obstáculos e conquistas sociais e políticas que o país e o Estado vivenciaram. Uma rede tecida por pessoas e fatos que marcaram a origem, o processo de organização e de legitimidade de uma sociedade científica que se mantém respeitada por mais de sete décadas, que sobreviveu à ditadura e, mais recentemente, ao governo de extrema direita nos anos de 2019-2022.
O livro é organizado em sete capítulos, os quais são descritos a seguir:
No primeiro, Fundação e informações da SBPC-PE, há um histórico sobre a fundação da Regional e um relato sobre a trajetória da SBPC-PE, em texto assinado por Maria do Carmo Figueredo Soares e George Félix Cabral de Souza.
O segundo capítulo, Quem são os(as) secretários(as) regionais da SBPC em Pernambuco?, aborda, de forma sucinta, a trajetória dos(das) vinte e três secretários(s) regionais da SBPC em Pernambuco. A redação é assinada por Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, Maria do Carmo Figueredo Soares e Eric Bem dos Santos.
O terceiro capítulo, A voz dos(as) secretários(as) da SBPC Regional de Pernambuco, agrega os depoimentos de todos(as) os(as) gestores(as) que ainda permanecem entre nós, e a contribuição de familiares daqueles que faleceram, vindo a contribuir com informações e declarações afetivas que vão manter ainda mais viva a memória dos que já se foram. O texto foi sistematizado por Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão.
O quarto capítulo, As reuniões anuais e regionais da SBPC em Pernambuco, relata fragmentos da memória das Reuniões Anuais e Regionais da SBPC em Pernambuco, em texto assinado por Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira, José Antônio Aleixo da Silva e Marília Regina Costa Castro Lyra.
O quinto, Divulgação científica: o pioneirismo da SBPC Pernambuco evidencia o pioneirismo na divulgação científica da SBPC-PE, com escrita de Marília Regina Costa Castro Lyra, José Antônio Aleixo da Silva e Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira.
O sexto capítulo, SBPC Regional Pernambuco no Jornal da Ciência realiza um levantamento de publicações dos(as) secretários(as) da SBPC Regional Pernambuco na referida mídia, elaborado por Eric Bem dos Santos e Chiara Natércia França Araújo.
O sétimo capítulo, SBPC-PE desbravando o mundo virtual traz a trajetória da incursão da SBPC-PE no mundo virtual, escrito por Chiara Natércia França Araújo, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão e Maria do Carmo Figueredo Soares.
O oitavo capítulo, Mulheres na ciência: secretárias da SBPC-PE, traz registros sobre as mulheres secretárias da SBPC-PE, buscando desse modo dar visibilidade à história das mulheres em espaços de poder, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão e Rosilene Dias Monteiro.
Ao arrolar fragmentos da memória coletiva em forma de capítulos, buscou-se compilar e estabelecer as relações entre a SBPC, em seus quase 72 anos de existência, no diálogo com o ambiente que envolve educação, ciência, tecnologia, inovação e cultura em Pernambuco. Buscaram-se, assim, registros até mesmo a partir de depoimentos, documentos e informações que, muitas vezes, não estão visibilizados pela memória e pela historiografia oficiais.
Em síntese, foi dado um passo significativo no projeto de memória institucional da SBPC-PE, o qual fomenta, com esta publicação, o processo de preservação e divulgação da história desta regional. A escrita do livro, serviu para fortalecer os vínculos de pertencimento a uma identidade institucional e a relação com outras instituições do Estado, do Brasil e do mundo.
Autoras do texto:
Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, docente titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Sociedade 92002-atual), coordenadora do Núcleo de Pesquisa-Ação Mulher e Ciência. Foi secretária da SPBC Regional de Pernambuco de julho 2021 a julho 2023.
Rosilene Dias Montenegro, docente titular da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. É líder do Grupo de Pesquisa História e Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande (2004-atual); coordenadora do “Projeto Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande (Projeto Memória)” (2004-atual).
SBPC