Inscrições para a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém, já estão abertas. Programe-se e participe!

O evento será realizado de 7 a 13 de julho na Universidade Federal do Pará (UFPA), com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”

Cartaz-76raA 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições gratuitas abertas para os interessados em participar do evento sem receber material (programação impressa, crachá, ecobag e folders). Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento será realizado de 07 a 13 de julho de 2024 no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Quem fizer a inscrição gratuita até 12 de julho de 2024 e efetuar o credenciamento na Secretaria da SBPC, que será instalada na UFPA durante a semana do evento, receberá um certificado online de participação geral (sem carga horária e sem descrição das atividades).

A inscrição e o pagamento de taxa, cujo valor varia de R$ 40 a R$ 380, dependendo da categoria do inscrito, são necessários apenas para quem desejar participar de minicursos e webminicursos, submeter um trabalho ou adquirir o material do evento. Para quem desejar submeter trabalhos para a Sessão de Pôsteres, o prazo é dia 26 de março, ou enquanto houver vagas.

A Reunião Anual contará com conferências, mesas-redondas, painéis, minicursos presenciais e virtuais, sessão de pôsteres, atividades culturais, exposições, mostras interativas e outras programações, destinadas para estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, pesquisadores, profissionais e público em geral.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e responsável pela coordenação do evento, destaca que a 76ª Reunião Anual será uma oportunidade singular de ecoar vozes e articular encontros entre instituições e pesquisadores geograficamente distantes do País. “Um problema recorrente nas instituições, especialmente da região Amazônica, é que as pessoas dizem que sua ciência não é escutada, e a SBPC será um canal, não só para ecoar, mas para também promover esse diálogo com o resto do Brasil. Porque, afinal de contas, a biodiversidade é diferente, temos seis biomas espalhados em nosso território, mas os problemas talvez não sejam tão diferentes. Assim como não são tão diferentes os problemas da educação, da valorização da ciência”, diz.

Segundo ela, a expectativa é de que a SBPC dê continuidade aos diálogos amazônicos, dando mais visibilidade aos pesquisadores e acadêmicos da região em um cenário de pré-realização da COP30, que será sediada também em Belém, em 2025. “A gente espera que a SBPC antecipe os grandes debates da COP30, porque as soluções para a Amazônia brasileira têm que ser encontradas no Brasil, com a ciência que se faz aqui, porque quem mais conhece a Amazônia são os cientistas locais”, afirma.

A Reunião Anual

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Dentre as conferências, mesas-redondas e painéis, serão realizadas as atividades das programações da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação.

Considerado o maior evento científico da América Latina, as Reuniões Anuais da SBPC são abertas a todos, com atrações para todas as idades e interesses. Programe-se e participe!

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

 

 Jornal da Ciência