Será com muita alegria que a Secretaria Regional da SBPC em Pernambuco (SBPC-PE) se fará presente e estará prestando homenagem à Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nesta terça-feira. dia 28 de novembro, no icônico Teatro Santa Isabel, na solenidade em que o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) a estará agraciando com a Medalha do Mérito Educacional Paulo Freire. Os laços de trabalho conjunto e de amizade entre a SBPC-PE e a Cátedra Paulo Freire vêm se estreitando desde 2017, quando da realização, desde então, de atividades conjuntas. Somos parceiras e a amorosidade, como nos diria Paulo Freire, só tem aumentado ao longo deste caminhar.
A Cátedra Paulo Freire, criada pela Portaria no 04/2005 do Conselho Universitário da UFPE, representa o reconhecimento da comunidade acadêmica à relevante contribuição social, política e pedagógica do educador Paulo Freire à humanidade e homenageia um professor da universidade reconhecido internacionalmente e considerado educador do mundo. Três grandes linhas de ação sustentam a criação da cátedra e tecem o seu movimento: estudo biográfico, estudo da pedagogia e preservação da memória, os quais deram origem às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo professoras/professores, estudantes, animadoras e animadores culturais, participantes de movimentos sociais, acadêmicos e sindicais etc. (SANTIAGO,2015)
Em ato solene no próximo dia 28 de novembro, quando o Conselho Estadual de Educação celebrará 60 anos, ocorrerá a outorga da Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire – Edição 2023 e uma das agraciadas será a Cátedra Paulo Freire, num merecido reconhecimento pelo seu trabalho de testemunho e reconhecimento, enquanto instância da UFPE ao professor, andarilho da utopia. Princípios caros à educação tais como a liberdade de pensamento, de expressão e o diálogo e a problematização propostos por Freire são valores inegociáveis da cátedra. O mérito da cátedra é realizar um trabalho crítico e criativo de maneira continua ao longo do tempo numa perspectiva de formação e resistência, inspirada nos princípios libertários tão presentes em nosso estado desde os primórdios de nossa história.
Parabéns ao Conselho Estadual de Educação e o desejo de vida longa, pois resistir é preciso. Sucesso nesta trajetória de importância histórica e afetiva. Todos nós que fazemos a Cátedra Paulo Freire somos gratos a esse reconhecimento e somando esforços continuaremos na luta e nas ações da valorização da educação, daquela educação emancipadora que nos ensinou o nosso patrono da educação brasileira, pernambucana e recifense. Paulo Freire vive em cada cidadão/ã que busca inclusão social e econômica da nossa gente em todos os cantos e recantos do nosso imenso País.
Maria do Carmo F.Soares – ex-secretária regional SBPC-PE (gestão 2019-2012) e representante da SBPC-PE junto à Cátedra Paulo Freire da UFPE
José Thadeu Pinheiro – secretário-regional da SBPC-PE