O governo federal está trabalhando para resgatar a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) dos escombros deixados pela gestão anterior. Um primeiro passo foi dado em 30 de outubro com a realização da 25ª Reunião do Comitê Assessor da PNEA.
”Essa primeira reunião foi muito mais a posse dos membros e a reapresentação do órgão gestor do que propriamente do comitê”, explicou Rita Silvana Santana dos Santos, coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do Ministério da Educação (MEC). O órgão gestor que ela se refere é estabelecido por um decreto presidencial de 2002 e conduzido em conjunto entre o MEC e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na gestão da PNEA, assessorado por um comitê formado por organizações da sociedade civil, entidades de classe e representantes do setor privado. Nos últimos seis anos, notadamente nos últimos quatro, toda essa estrutura foi desmontada.
Enquanto isso, professores e gestores em escolas e universidades lutam para engajar os jovens estudantes na luta para conter o avanço do aquecimento global e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Janes Rocha – Jornal da Ciência