5ª Conferência Nacional de CT&I recebe propostas da sociedade

Entidades científicas e grupos interessados têm até abril para enviar sugestões de eventos ou participar das conferências já agendadas; programação visa a dar diretrizes para as políticas científicas a serem implementadas até 2035

Entre os dias 4 e 6 de junho será realizada, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que tem como objetivo definir a estratégia de política científica do País a ser implementada no período de 2025 a 2035 no País. Para isso, o Governo Federal e a coordenação do evento estão convidando todos os setores da sociedade a participar da agenda preparatória da 5ª CNCTI, que definirá os problemas e temáticas para as quais o Brasil precisa olhar.

“A agenda preparatória é uma série de conferências que serão realizadas até o mês de abril. Elas podem ser de três tipos: conferências estaduais, temáticas ou livres, e as pessoas podem participar tanto da programação que já está agendada quanto sugerindo a realização de mais conferências”, explica Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Cada conferência realizada deve gerar um documento com diretrizes a ser encaminhado à comissão organizadora da 5ª CNCTI. É por meio das realizações desses eventos que serão definidos os temas para discussão na Conferência Nacional em junho.

“Por exemplo, a professora Miriam Grossi, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que é membro da SBPC, sugeriu uma conferência temática sobre a presença da mulher na ciência. Com a realização dessa conferência, ela vai sintetizar o que suas discussões trouxeram de reflexão, quais são as recomendações, os ajustes nas políticas públicas e os principais gargalos. Essa conferência poderá embasar painéis na Conferência Nacional”, comenta Garcia.

Para organizar uma conferência livre, os interessados devem encaminhar uma proposta ao Grupo Executivo da 5ª CNCTI. Basta enviar um e-mail para vcncti@cgee.org.br com a temática que desejam abordar, o local sugerido para realização da conferência, a sua data e a duração do evento – cada conferência deve ter uma programação de seis a oito horas de duração. O e-mail também deve conter o nome do coordenador responsável e da comissão organizadora.

Além das conferências livres, estão também previstas conferências estaduais, a cargo dos governos de cada Estado, além das conferências temáticas, com assuntos pré-definidos pelo Grupo Executivo. A programação está disponível ao final desse texto.

“Vale lembrar que a última Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi em 2010, ou seja, a gente tem uma lacuna de 14 anos sem vivenciar esse diálogo com a sociedade, que é fundamental para a construção das políticas públicas de CT&I (Ciência Tecnologia e Inovação). Também voltamos a esse momento de diálogo com uma realidade bastante alterada. Os problemas que a gente vive agora são globais, como saúde e crise sanitária, aspectos relacionados ao impacto da mudança do clima, e tudo isso relacionado à nossa própria realidade de desigualdades. Essa realidade requer um novo momento de pactuação e diálogo”, complementa Garcia.

A diretora da SBPC reforça o papel fundamental da ciência na busca por soluções para os problemas sociais do País, mas pondera que, para isso, é necessário que ela seja desenvolvida dentro de um contexto mais multidisciplinar.

“Na última semana, o Governo Federal lançou a nova política industrial do País, que são ações para os próximos 10 anos, mesmo horizonte temporal da 5ª CNCTI. Podemos refletir sobre de que forma as iniciativas que buscamos debater irão dialogar com essa política. Outra questão: também na última semana, tivemos um extermínio da população Yanomami na Bahia por consequência do Marco Temporal. De que forma a gente pode pensar nesse plano decenal de CT&I, de 2025 a 2035, para que tenhamos ajustes na legislação e no conhecimento dessas problemáticas, a tempo de se evitar novas catástrofes como essa?”

SBPC na 5ª CNCTI

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está se articulando para atuar em diferentes frentes na realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da participação de membros e de sociedades científicas afiliadas na organização de conferências, a sua Diretoria integra o Grupo Executivo da 5ª CNCTI – representada pela vice-presidente, Francilene Garcia, que também preside a comissão de sistematização da Conferência Nacional.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, também integra o conselho deliberativo da 5ª CNCTI e é responsável pela organização de conferências temáticas. Em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a SBPC realizará a Reunião Temática – Eixo I – Ciência Básica na Fronteira do Conhecimento, que acontecerá nos dias 5 e 6 de março, no Auditório da ABC, na cidade do Rio de Janeiro. A agenda final será divulgada em breve.

Por fim, a entidade também está divulgando semanalmente as principais notícias sobre a 5ª CNCTI. Todas as segundas-feiras, uma editoria especial do JC Notícias é dedicada a publicar informações sobre as próximas conferências a serem realizadas. Se você integra alguma comissão organizadora de uma conferência e deseja divulgá-la, pode encaminhar as informações do evento para o e-mail: comunicacao@sbpcnet.org.br.

Neoindustrialização e inovação são temas das últimas conferências de janeiro

Duas conferências temáticas serão realizadas ainda neste mês de janeiro. No dia 30/01 (terça-feira), a Finep (Financiadora de Projetos) realizará uma conferência temática sobre Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas. Para participar, basta mandar um e-mail para: cp_vcncti.neoindustrializacao@finep.gov.br. O evento também será transmitido no canal do YouTube da Finep.

Já no dia 31/01 (quarta-feira), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realizará uma conferência temática sobre Ecossistemas de Inovação e a Pós-Graduação Stricto Sensu, a partir das 8h. O evento terá transmissão online no canal da entidade no YouTube.

Algumas das conferências estaduais também têm datas para acontecer. Para mais informações é necessário procurar o governo de cada estado e suas respectivas secretarias de CT&I. Confira o calendário provisório:

 

Amazonas: 26 e 27/03:

Amapá: 21 e 22/03

Roraima: 14/03

Rondônia: 27/03

Alagoas: 07/03

Bahia: 04/04

Ceara: 29/02 a 01/03; 07 e 08/03; 14 e 15/03; 21 e 22/03

Maranhão: 21 e 22/03

Paraíba: 14 e 15/03

Pernambuco: 29/11; 30/11; 01/12 e 07/12

Piauí: 26/03

Rio Grande do Norte: 29/02 e 01/03

Goiás: 21 e 22/03

Mato Grosso: 26 e 27/03

Mato Grosso do Sul: 11/12; 18/03

Espírito Santo: 26 e 27/03

Minas Gerais: 11 e 12/04

Rio de Janeiro: 26 e 27/02

São Paulo: 07 e 08/03

Paraná: 03/04

Santa Catarina: 03 e 04/04

Rio Grande do Sul: 07/03

Rafael Revadam – Jornal da Ciência

 

Veja abaixo mais matérias sobre a 5ª CNCTI

MCTI – Saiba como organizar eventos e participar da 5ª CNCTI

MCTI – Comitiva do MCTI apresenta a 5ª CNCTI aos ministros Alckmin, Mucio e Margareth Menezes

Jornal da Ciência – “2024 é o ano de definir as políticas científicas”, apontam especialistas

ABC – Os INCTS no Sistema Nacional de CT&I

Blog Sou_Ciência/Folha de S. Paulo – CNCTI, nossa participação é fundamental

Veja o texto na íntegra: Blog Sou_Ciência/Folha de S. Paulo