A Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou, nesta terça-feira (30), detalhes da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, dedicado a obras científicas, técnicas e profissionais. O novo troféu, que fora anunciado em outubro passado, segue os moldes do Prêmio Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira, realizado pela CBL desde 1959.
O Jabuti Acadêmico tem 29 categorias divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Os premiados receberão a tradicional estatueta do Jabuti e R$ 5 mil. As inscrições já estão abertas no site da premiação e se encerram em 19 de março. Estão aptos a concorrer livros publicados em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Listas de semifinalistas e finalistas serão divulgadas em julho. No mês seguinte, será realizada a cerimônia de premiação. O regulamento já está disponível do site.
O concurso tem curadoria do físico e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marcelo Knobel, à frente de um conselho que inclui acadêmicos de diversas áreas e regiões do país: Carlos Benedito de Campos Martins, Gislene Aparecida dos Santos, João Carlos Salles Pires da Silva, Maria Paula Cruz Schneider, Poli Mara Spritzer e Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli. A nova premiação conta também com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Veja o texto na íntegra: O Globo
O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.