Pesquisa procura traçar o perfil do turista que visita o estado. Dados ainda são preliminares e referentes a 4 eventos realizados no Acre.
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) em eventos diversos realizados no Acre pretende traçar o perfil do turista que visita o estado. Os dados preliminares apontam que o acreano é reconhecido pela “boa receptividade” e que existe uma carência para eventos culturais no estado.
A chefe do departamento de Turismo e Artesanato Adalgisa Bandeira de Araújo lembra que, segundo o Ministério do Turismo, é identificado como turista toda a pessoa proveniente de outro lugar de origem e que geram pernoites na localidade visitada, enquanto que os visitantes são os moradores do local do evento ou de locais próximos, que não geram pernoites. Com isso, eventos como o Brasiléia Folia apresentou altos números de turistas, sendo que 93% são provenientes de Rio Branco.
“O que a gente pode identificar é que o Acre gosta muito desses eventos de lazer, mas existe uma carência muito grande, onde quer que tenha sempre existe um público considerável. Eles vão com o próprio veiculo e contribuem economicamente para o município que recebe o evento”, explica.
Outro ponto levantado é a rede hoteleira, que segundo Adalgisa atende a demanda para evento de médio porte, mas em Rio Branco ainda é insuficiente para eventos de porte nacional, como foi o caso da 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
“Foi identificado em Rio Branco, por ocasião do SBPC, que é um evento de conhecimento nacional e maior porte. Os equipamentos turísticos existente na cidade são condizente com a população, cresce conforme a necessidade da localidade. Tendo um aumento da demanda de turistas, a propensão é que cresça, uma vez que está vindo mais pessoas para o Acre”, afirma
Os resultados ainda são preliminares e referentes aos eventos Brasiléia Folia (nos dias 4 e 5 de julho), Arraial Cultural (de 3 a 6 de julho), Reunião Anual da SBPC (24 a 26 de julho) e Cavalgada (27 de julho). As entrevistas foram utilizando formulários distintos para visitantes e turistas.
Segundo a Adalgisa, o objetivo é criar um perfil do turista no Acre para agir estrategicamente e criar políticas públicas para o setor. “Vamos identificar se temos um público jovem, que a maioria vem sozinho, o que significaria que o melhor segmento é voltado para o turismo de aventura, ou se é um público mais maduro, voltado para a família, com direcionamento para o turismo cultural. Vamos descobrir nessa pesquisa qual a vocação para o turismo que o estado tem”, afirma.
Outras pesquisas semelhantes ainda estão em processo de tabulação de dados, como é o caso da Expoacre e dos Festivais indígenas Mariri e Copa das Árvores. O levantamento também será realizado na Expoacre Juruá, no Congresso de Medicina Tropical e nos festivais Xinã Bena e Yawa. A expectativa é que em breve a pesquisa comece a ser aplicada no aeroporto e na rodoviária.