A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta terça-feira, 26 de março, um encontro preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Organizado pelo presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, e pela diretora Fernanda Sobral, o debate irá discutir “A contribuição das Ciências Humanas e Humanidades no desenvolvimento do Brasil”.
A conferência livre será realizada totalmente de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube (www.youtube.com/canalsbpc).
Para dimensionar o papel das áreas humanas na sociedade, a programação será composta de quatro mesas-redondas, que permearão temas como a cultura do ódio e as redes sociais, a relação entre tecnologia e comportamento humano, a inclusão social e a relação entre Ciência, humanidade e o planeta.
Das 9h às 10h45, o evento será aberto com a discussão “Redes sociais, cultura de ódio, polarização: o tecido social sob ameaça”. A atividade será coordenada por Sergio Adorno, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), e contará com a participação de Wilson Gomes, professor titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Marilene Corrêa, diretora da SBPC, professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Em seguida, das 11h às 12h45, Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política na USP e presidente da SBPC, coordenará o debate “A cabeça está atrasada em relação à tecnologia?”. A atividade contará com a participação de Christian Dunker, professor titular do Instituto de Psicologia da USP, e Tatiana Roque, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na parte da tarde, das 14h às 15h45, a mesa-redonda “Pesquisas científicas e sua contribuição para a inclusão social”, será coordenada por Fernanda Sobral, diretora da SBPC e professora emérita da Universidade de Brasília (UnB). A atividade contará com a participação de Irlys Barreira, professora titular de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anete Ivo, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, e Edna Castro, professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Fechando as discussões do dia, a última mesa-redonda, das 16h às 17h45, debaterá “Uma utopia com base científica, para a humanidade e o planeta”. Além de Renato Janine Ribeiro, que também coordenará, a atividade contará com a participação de Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP, e do escritor, historiador e professor titular de Literatura Comparada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), João Cezar de Castro Rocha.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Conferência Livre: “A contribuição das Ciências Humanas e Humanidades no desenvolvimento do Brasil”
9h às 10h45 – Redes sociais, cultura de ódio, polarização: o tecido social sob ameaça
Coordenação: Sergio Adorno (USP)
Participantes: Wilson Gomes (UFBA), Marilene Corrêa (UFAM) e Sergio Adorno (USP).
11h00 às 12h45 – A cabeça está atrasada em relação à tecnologia?
Coordenação: Renato Janine Ribeiro (USP)
Participantes: Christian Dunker (USP), Tatiana Roque (UFRJ) e Renato Janine Ribeiro (USP)
14h às 15h45 – Pesquisas científicas e sua contribuição para a inclusão social
Coordenação: Fernanda Sobral (UnB).
Participantes: Irlys Barreira (UFCE), Anete Ivo (UFBA), Edna Castro (UFPA) e Fernanda Sobral (UnB)
16h às 17h45 – Uma utopia com base científica, para a humanidade e o planeta
Coordenação: Renato Janine Ribeiro (USP)
Participantes: Ricardo Abramovay (USP), João Cezar de Castro Rocha (UERJ) e Renato Janine Ribeiro (USP).
Jornal da Ciência