5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é adiada

Medida veio em solidariedade à emergência climática no Rio Grande do Sul; novas datas serão anunciadas em breve

A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) informou em nota divulgada nesta sexta-feira,17 de maio, que o evento será adiado. A programação estava prevista para ocorrer entre os dias 4 e 6 de junho, em Brasília.

Segundo o documento, a decisão de adiar o encontro deve-se à situação de emergência climática no Rio Grande do Sul. “Considerando o nível da tragédia no Estado e a proximidade da data do evento, muitos pesquisadores locais não conseguiriam comparecer”, explicou a vice-presidente da SBPC, Francilene Garcia, que também integra a comissão organizadora da 5ª CNCTI.

Garcia ressalta que, com esse adiamento, é importante olhar para os materiais que irão compor os debates da Conferência.

“Com o novo cronograma, a equipe terá um tempo adicional na estruturação do material que contém os debates e discussões realizados no decorrer do ano. Cabe ressaltar que a programação prévia da 5ª CNCTI contou com, aproximadamente, 3 mil horas de eventos, o que necessita de atenção na compilação das informações.”

A vice-presidente da SBPC ressalta que, com o novo cronograma, a Coordenação da 5ª CNCTI pretende lançar o e-book com as discussões prévias na próxima Reunião Anual da SBPC, que acontecerá entre os dias 7 e 13 de julho, na Universidade Federal do Pará, em Belém.

“O lançamento do e-book da 5ª CNCTI na Reunião Anual da SBPC irá contribuir para repercutir e aprofundar o debate sobre temas estratégicos, presentes no programa da Conferência Nacional”, conclui.

A Comissão Organizadora da 5ª CNCTI informou que as novas datas devem ser anunciadas em breve. ⁠O local do evento permanecerá o mesmo (Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília) e todas as inscrições realizadas até o momento serão mantidas. ⁠Ainda segundo o comunicado, os inscritos serão notificados para confirmar a participação na nova data.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência