Evento mostra os desafios do setor para o desenvolvimento social
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentará, até domingo (19/10), diariamente, filmes com temáticas socioambientais do Circuito Tela Verde em estande montado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A mostra, com sessões às 9h, 11h, 15h e 17h, integra as atividades da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e aberta oficialmente nesta terça-feira (14/10).
Este ano, o tema escolhido aborda os desafios da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social. Serão exibidos vídeos curtos, de até um minuto, sobre sustentabilidade, desenvolvimento social, consumo consciente e mudanças climáticas para crianças e jovens.
Entre as atividades preparadas pelo MMA para a feira e abertas ao público em geral haverá, nesta quinta-feira (16/10), às 19h, a roda de conversa, no auditório, sobre consumo infantil na era das tecnologias. Na sexta-feira, (17/10), das 16h às 17h, a diversão ficará por conta do grupo Boca do Lixo, estimulando o debate sobre os temas sustentabilidade, consumo consciente e descarte de resíduos.
TEMAS SOCIAIS
O evento reúne instituições brasileiras de pesquisa e tecnologia preocupadas, inclusive, com os desafios que permeiam todas as áreas da sociedade. A temática visa estimular as instituições de ensino e pesquisa a abordarem a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. Na programação da SNCT 2014 estão previstas a realização de oficinas, palestras e outras atividades abertas ao público em geral.
A feira, que envolve 56 instituições, está acontecendo ao mesmo tempo em mais de mil municípios, segundo informou o secretário Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI, Osvaldo Batista Duarte Filho. No Distrito Federal, até domingo, serão realizadas 1.344 atividades com o objetivo de mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.
CIÊNCIAS APLICADAS
Os organizadores da Semana esperam que mais de 100 mil pessoas visitem os mais de 100 expositores, além de alunos de escolas particulares e de mais de 250 instituições públicas de ensino. O visitante poderá conhecer trabalhos na área de engenharia, medicina, saúde, física, química, biologia, matemática, astronomia, ciências sociais aplicadas e do conhecimento científico em geral, na perspectiva de serem explorados como ferramentas de inovação social.
Para a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, a ciência é responsável pelos avanços, inclusive, da condição social. E citou como exemplo as conquistas que permitem às pessoas terem acesso à água potável de qualidade e a sistemas de tratamento de esgoto.
(Jornal Dia Dia) – http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=43365#.VEUVb_nF9qU