Confira as ações da SBPC em maio de 2024

O Jornal da Ciência destaca, mensalmente, as atividades e manifestações da entidade, enfatizando a importância da participação de todos na luta pelo conhecimento e pelo desenvolvimento do País

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme na defesa dos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

MAIO

A SBPC começou o mês divulgando, no dia 3 de maio, o livro eletrônico com Anais da 75ª Reunião Anual, realizada em julho de 2023, em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No mesmo dia, a entidade divulgou o segundo episódio da 7ª temporada do podcast “O Som da Ciência”. Nele, a bióloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Maria Teresa Fernandez Piedade, explicou como a derrubada de árvores em grande escala desequilibra o ecossistema e causa a aceleração dos eventos extremos que temos visto – e em muitos casos, sendo vítimas, o último deles esta semana no Rio Grande do Sul.

Durante o mês, a entidade divulgou cinco Especiais da Semana. O primeiro, divulgado também no dia 3, teve como tema o Trabalho. O segundo, divulgado no dia 10, teve como temática as Enchentes no Rio Grande Sul. O terceiro, publicado no dia 17, discutiu as Fake News. A ameaça de cortes no orçamento da Fapesp foi tema do penúltimo, no dia 24 de maio. E o último de maio, no dia 31, tratou da Educação Básica.

Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, no dia 6 de maio a entidade divulgou pontos de ajuda para afetados no temporal na região.

No dia 7 de maio, a SBPC divulgou nota contra corte de 30% do orçamento da Fapesp: “causa perplexidade e indignação na comunidade científica”, protestou a Diretoria da SBPC em nota encaminhada ao governador Tarcísio de Freitas, ao presidente da Alesp, André do Prado, e aos demais deputados paulistas. Mais de 60 entidades subscreveram o documento.

No mesmo dia, Paulo Artaxo participou do podcast Flow. Durante a entrevista, o vice-presidente da SBPC destacou que em 2015 o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) já havia previsto o aumento expressivo de chuvas no Rio Grande do Sul, mas não houve ações governamentais para prevenir o cenário trágico.

Renato Janine Ribeiro foi diplomado membro titular da Academia Brasileira de Ciências no dia 8 de maio. O presidente da SBPC é o primeiro estudioso do campo da Filosofia a integrar a entidade científica mais antiga do País.

No dia 9 de maio, as entidades científicas que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br), entre elas, a SBPC, divulgaram a nota São Paulo é mais São Paulo por causa da Fapesp.

A entidade divulgou no dia 10 que a Finep é a mais nova sócia institucional da SBPC.  Para Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos, neste momento de retomada da ciência brasileira, é importante que a agência contribua para o fortalecimento de uma instituição tão importante para a Ciência brasileira.

No dia 14 de maio, a SBPC divulgou nota em solidariedade ao Rio Grande do Sul. “É preciso, na reconstrução da infraestrutura gaúcha, que se preste a maior atenção aos contributos da ciência”, sugeriu a entidade em nota. Mais de 60 sociedades científicas afiliadas à SBPC subscreveram o documento.

No mesmo dia, em reunião com a SBPC e suas sociedades científicas afiliadas, Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, apresentou um panorama dos primeiros três meses de sua atuação no órgão, além de detalhar as frentes de trabalho.

No dia seguinte, 15 de maio, em reunião com Diretoria e Conselho da SBPC, sociedades científicas afiliadas e secretarias regionais, Ricardo Galvão, presidente do CNPq, deu detalhes sobre novos editais e as negociações políticas para o aumento de bolsas.

No dia 17, a entidade divulgou que Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos foi agraciada com a medalha AB3C. Pesquisadora do LNCC/MCTI e diretora SBPC recebe a homenagem da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional em reconhecimento à sua atuação na difusão, popularização e pesquisa em Bioinformática no Brasil.

presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera participou no dia 20 de maio de reunião com Diretoria e Conselho da SBPC, sociedades científicas afiliadas e secretarias regionais; no encontro, a comunidade científica cobrou transparência nas comunicações do Conselho Diretor do FNDCT.

No dia 21 de maio, a SBPC lançou em seu Jornal da Ciência um “Observatório da Emergência Climática”, com manifestações, notícias e análises sobre as crises relacionadas às mudanças climáticas e à falta de políticas de mitigação e adaptação. A primeira publicação abrangeu a tragédia no Rio Grande do Sul e o necessário plano de reconstrução: “Esta é uma oportunidade para fazer-se bem o que antes se fez mal. Somente assim, o Rio Grande do Sul poderá se reerguer com força e servir de modelo para outras regiões, conforme proclama o hino estadual: ‘sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra’”, escreveu a Diretoria da SBPC em nota. A nova editoria será publicada quinzenalmente no JC Notícias.

presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, participou no dia 21 de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) contra a redução de 30% dos recursos destinados à Fapesp proposta pelo governador Tarcísio de Freitas no projeto de lei das diretrizes orçamentárias para 2025.

No dia seguinte, 22 de maio, Janine Ribeiro participou de uma nova audiência pública, promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, com o objetivo de debater o papel do Legislativo na realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). Em sua fala, Janine Ribeiro afirmou que o Brasil precisa entender quais são as suas prioridades nacionais no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e, assim, definir adequadamente a sua estrutura política.

Fechando o mês, no dia 31, a SBPC divulgou a primeira etapa das consultas às sociedades científicas para indicação de representante para o CD do CNPq.

Jornal da Ciência