Em reunião com ministra da CT&I, presidente da SBPC defende maior aproximação com comunidade científica

Janine Ribeiro ressaltou também a importância da pasta ministerial articular os diretores de suas unidades de pesquisa
WhatsApp Image 2024-06-14 at 14.39.37
Foto: Agência Brasil

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, participou, na última quinta-feira (13/06), de um encontro com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e representantes da comunidade científica de São Paulo. Em sua fala, Janine Ribeiro ressaltou conquistas da atual gestão governamental, mas reforçou a importância do diálogo do Ministério com as entidades do setor.

“Peço, ministra, que a senhora agende a reunião com as sociedades científicas afiliadas da SBPC, que foi solicitada por nossa entidade desde o fim de maio, a exemplo das reuniões que foram realizadas com as presidências da Capes, CNPq e Finep”, frisou.

A SBPC promoveu, ao longo do mês de maio, reuniões com os gestores das agências de fomento federais, de modo que eles trouxessem as ações e projetos de seus respectivos órgãos e que também ouvissem as demandas da comunidade científica. Para Janine Ribeiro, é importante que o MCTI também integre este calendário.

O presidente da SBPC solicitou ainda que o Ministério promova, o mais rápido possível, a sucessão nas direções das unidades de pesquisa da Pasta e que se completem os Conselhos Técnico-Científicos (CTCs) dessas instituições. “É uma situação que acontece com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), por exemplo, que está com uma ótima direção, mas ela é interina”.

Na visão de Janine Ribeiro, o encontro proporcionou ganhos ao setor.

“Para nós da SBPC, representada por mim e por nossa secretária regional de São Paulo Subárea III, Mirlene Simões, foi uma reunião muito positiva, uma vez que a ministra se dispôs, num contexto informal, a escutar as pessoas – a SBPC e os reitores das principais universidades do Estado, que puderam, então, trocar ideias, expressar demandas e fazer avaliações, tanto do momento político do País, quanto da situação do próprio Ministério.”

Também presente no encontro, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, reforçou a importância da ciência para o desenvolvimento econômico e defendeu uma relação mais forte do mundo empresarial com o MCTI.

O evento foi promovido pelo PcdoB, partido ao qual Luciana Santos é filiada, e contou também com a presença dos reitores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Mackenzie e do Instituto Federal de São Paulo.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência