76ª Reunião Anual da SBPC traz tecnologias, produtos e serviços científicos desenvolvidos no País na ExpoT&C

Abertura oficial da tenda será no dia 8 de julho, às 8h, no campus Guamá da UFPA em Belém

whatsapp-image-2024-06-17-at-15-40-56A ExpoT&C, uma das principais atividades da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunirá este ano mais de 45 expositores, de universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, a empresas, órgãos governamentais, sociedades científicas, agências de fomento etc. A atividade apresentará as mais avançadas tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos no País.

A mostra de ciência, tecnologia e inovação será aberta ao público oficialmente no dia 8 de julho, às 8h. A solenidade de abertura terá participação de Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, entre outras autoridades.

Este ano, a ExpoT&C será montada em uma área de 4.000m² com um espaço climatizado e contará com mais de 800 pessoas trabalhando na exposição de projetos e iniciativas inovadores durante a semana do evento.

O público poderá visitar e conhecer as mais importantes instituições científicas do País, como, por exemplo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Painel Científico para a Amazônia (SPA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH).

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, ressalta que a importância da ExpoT&C é mostrar ao público as aplicações da ciência produzida nas instituições do País e seu potencial de gerar riquezas. “Esse encontro é mais uma oportunidade da SBPC mostrar como a ciência pode ajudar a potencializar a produção do País. Nós sabemos que o Ministério da Ciência, desde o começo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao qual se agregou, na década de 2010, o termo, hoje tão celebrado, no setor produtivo de inovação. Nós queremos, então, que esse círculo virtuoso entre ciência e produção de bens e serviços seja cada vez mais valorizado em nossa sociedade.”

A ExpoT&C foi realizada pela primeira vez em 1993, durante a 45ª Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE), com o objetivo de ampliar a visibilidade da atividade científica e tecnológica nacional. Inicialmente chamada de “Expociência”, a mostra ganhou o atual nome em 2006, em sua 14ª edição, na 58ª Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Reunião Anual

A 76ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) de 7 a 13 de julho em Belém, e terá como tema a “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

A cerimônia de abertura do evento será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz, na capital paraense. A programação seguirá ao longo da semana, de  8 a 13, no campus Guamá da UFPA, e contará também com transmissão de atividades pelos canais da SBPC e da UFPA no YouTube.

O evento é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta Reunião Anual tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Capes, do CNPq, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Vivian Costa – Jornal da Ciência